IMPRENSA
06 de October de 2021 - 12h13

A- A A+

Saúde emocional é tema de palestra para alunos do SESI-SENAI-IEL Ji-Paraná e Jaru

“A importância do cuidado emocional” foi o tema da palestra ministrada pela psicóloga Thays Gomes Gama para mais de 100 alunos e instrutores das unidades SESI-SENAI-IEL de Ji-Paraná e Jaru. O evento foi transmitido cem por cento online via plataforma Meet.

A psicóloga Thays Gomes ressalta que “o tema é pertinente, pois o cuidado emocional tem o objetivo de ajudar as pessoas, pois a saúde emocional está ligada à saúde mental. Quando falamos sobre esses cuidados, reportamos à questão do equilíbrio para gerenciar as emoções”, disse.

Uma pessoa com uma boa saúde emocional é aquela que está no controle de suas emoções, ou seja, goza de um bom estado psicológico, livre de transtornos emocionais como ansiedade, depressão, pânico e entre outros. “Por isso é fundamental a conscientização do cuidado emocional individual e coletivo das pessoas”, pontua a psicóloga.

De acordo com a palestrante, o equilíbrio emocional é o pilar responsável pela harmonia na mente, pois reflete em todas as áreas da vida, começando pela maneira como a pessoa acorda pela manhã, pelo entusiasmo e a alegria e os desafios diários.

A aluna Rebeka Victoria Alves da Silva, da turma do curso técnico em Logística, comentou sobre a importância da psicologia no dia a dia das pessoas, principalmente diante dos últimos acontecimentos que exigiram um esforço mais concentrado destes profissionais. “Existem especialistas habilitados para auxiliar o controle emocional e orientar as pessoas que precisam de ajuda”.

Conforme a gerente das unidades SESI-SENAI-IEL de Ji-Paraná e Jaru, Cintia Alves, o evento foi idealizado e realizado com objetivo de conscientizar a população estudantil de que existem métodos para identificar, ajudar, apoiar e conduzir uma pessoa que está relacionado a transtorno mentais pode ser minimizada com ajuda familiar e profissionais.

Cintia destacou que não houve mais participantes devido aos limites de uso da plataforma. “Certamente, o assunto é muito atrativo e por isso tivemos muitos alunos interessados em participar”.

A coordenadora pedagógica Viviane Giupato lembra que a Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde emocional como um estado de bem-estar onde o indivíduo realiza suas próprias habilidades, lida com os fatores estressantes normais da vida, trabalha produtivamente e é capaz de contribuir com a sociedade.

“Enquanto a saúde mental trata de um estado de equilíbrio psicológico e da inexistência de distúrbios como a depressão e a ansiedade, a saúde emocional abrange o estado de espírito de indivíduo”, finalizou Viviane.

 


Mais notícias

SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum promovem capacitação focada em adaptação e inclusão

Grécia Antiga é tema do segundo aulão 2024 da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI de Pimenta Bueno participa da campanha do Dia Internacional da Síndrome de Down

SESI Lab concorre ao 8º Prêmio Obra do Ano da ArchDaily Brasil