21 de September de 2021 - 12h18

Palestra para alunos do SENAI-RO aborda alternativas eficientes estimuladas pela criatividade

Com o objetivo de oferecer para os alunos dos cursos Assistente Administrativo, Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais e Técnico Eletroeletrônica, da unidade SENAI Cetem, em Porto Velho, uma visão ampla da importância de vários temas, dentre elas, a criatividade, o professor Giosseppe Garibalde Russo iniciou um ciclo de palestras ministradas por profissionais abordando assuntos relacionados aos conhecimentos técnicos e as respectivas experiências.

Nesta segunda-feira, 20, via Google Meet, a convidada foi a consultora e instrutora na área da criatividade e inovação, Letícia Martins que ministrou a oficina “Criativa – como sair da caixinha? ”. Ela iniciou apresentando a importância de desenvolver a criatividade a partir da perspectiva de futuro, relacionando dez competências exigidas para qualquer profissional em 2015 e em 2022. “É importante perceber que a criatividade vem ganhando destaque ao longo desses anos e por esse motivo, os jovens precisam investir no desenvolvimento dessa competência”, disse.

Segundo a consultora, aqueles que quiserem desenvolver ainda mais a vida profissional, estas são algumas habilidades e competências fundamentais que cada deve executar. “A capacidade de se adaptar, aprender e adquirir novos conhecimentos fazem parte do processo, pois é provável que daqui a quatro ou cinco anos algumas profissões deixem de existir e surjam outras”, disse.

A palestrante também abordou as dificuldades encontradas por quem quer ser criativo. “O tempo é um fator limitador da criatividade. Às vezes passamos tanto tempo buscando uma solução criativa e quando encontramos, o problema já mudou. E você tem de pensar em outra solução. Aprendemos errando, mas é preciso aprender mais rápido com os erros, ou seja, errar pequeno, aprender com o erro até conseguir resolver o problema no mínimo de tempo possível”, ensinou.

Para direcionar melhor o processo criativo, é preciso conhecer as quatro faces propostas por Roger Von Oech, fundador presidente da Creative Think, empresa de consultoria especializada em criatividade e inovação.

“A primeira face é a do explorador que busca novas informações e recursos, a segunda é a do artista, pois examina as ideias identificadas pelo explorador e as transforma em novas ideias, no terceiro passo você precisa agir como juiz e avaliar as ideias geradas pelo artista para decidir o que deve ser feito e finalmente, agir como guerreiro, pois nesta quarta face, as demais se conectam e acontece a ligação do processo criativo. A ordem dos fatores altera os resultados”, explicou Letícia.

Em nome do SENAI-RO, o professor Giosseppe Garibalde agradeceu a participação da professora Letícia e dos alunos que acompanharam a palestra e interagiram.

“Espero que tenhamos outra oportunidade tão enriquecedora como foi a sua apresentação”, comentou Garibalde. “Trabalhamos com múltiplas pessoas e certamente cada uma tem seu ponto de vista. O gestor ou líder precisa ter a percepção que trabalha com indivíduos diversos e se ele quer que o processo ocorra de forma padrão, como é o sistema de produção, ele terá de ter certeza de que estas pessoas tiveram o mesmo entendimento e se captaram a mesma visão de informação. As diferenças vão existir sempre e é preciso saber lidar com isso”, finalizou.