29 de September de 2021 - 08h24

Comando da Base Aérea visita instalações do SENAI-CETEM

No intuito de conhecer as instalações do Centro Tecnológico de Mecatrônica (CETEM), uma das unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Porto Velho, oficiais da base visitaram nesta terça-feira, 28, os laboratórios dos segmentos de elétrica, automação industrial e mecânica industrial.

De acordo com o gerente do SENAI-CETEM, Cleber Melo, a visita também teve como pauta a retomada do Projeto Soldado Cidadão, com a possível parceria com a Base Aérea, que pretende oferecer aos seus militares três cursos nos segmentos de elétrica, refrigeração e alimentos.

Estas ofertas fazem parte da matriz dos cursos de Qualificação Profissional, que segundo Cleber Melo, tem uma carga horária de 160 horas, e serão oferecidas 30 vagas por turma. O gerente da unidade do SENAI explicou que, caso a negociação avance, as aulas teóricas e práticas serão ministradas em formato presencial, mas respeitando todos os protocolos sanitários e de segurança.

Fizeram parte da comitiva da Base Aérea o comandante, coronel aviador, Paulo Cézar Fischer, o comandante da Ala 6 (corresponde a área administrativa da Base Aérea), coronel Danilo Popp Lucas, o tenente coronel Marcel Engler, chefe da Divisão de Próprios Nacionais Residenciais (DPNR) e da Infraestrutura, o tenente e engenheiro eletricista R. Carvalho e a tenente e engenheira civil, Marcela Briano. Os instrutores Michel Siepamann (da área de elétrica) e Dionei Brito (metalmecânica), apresentaram os laboratórios e os equipamentos do CETEM aos visitantes.

Projeto Soldado Cidadão

O Projeto Soldado Cidadão, instituído em 2004, é uma ação desenvolvida pelo Departamento Nacional do SENAI em parceria com Ministério da Defesa, que destina recursos orçamentários para qualificar social e profissionalmente os jovens voluntários que prestam o serviço militar.

Tem por objetivo oportunizar aprendizado para que os mesmos tenham maior possibilidade de serem inseridos no mercado de trabalho. Os jovens têm acesso a cursos customizados pelo SENAI para buscar atender às demandas locais das empresas.