IMPRENSA
15 de October de 2021 - 13h44

A- A A+

Parceria para um futuro sustentável é tema do Encontro Econômico Brasil Alemanha

38º EEBA ocorre dias 18 e 19, de forma online, com painéis sobre cooperação bilateral, cadeias globais de valor, digitalização, hidrogênio verde e desafios de saúde pós-pandemia.

 

Parceria Brasil-Alemanha para um futuro sustentável é o tema central do 38º Encontro Econômico Brasil Alemanha (EEBA), nos dias 18 e 19 de outubro. Maior evento empresarial entre os dois países, o EEBA é organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Federação das Indústrias Alemãs (Bundesverband der Deutschen Industrie – BDI), em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha (AHK).


O encontro se tornou referência de diálogo empresarial no país. "A Alemanha é um mercado estratégico nas relações comerciais e de investimentos para o Brasil. O EEBA é um instrumento de incentivo à união dos segmentos empresariais e dos governos para debater formas de revigorar a parceria entre o Brasil e a Alemanha, promover o crescimento de comércio, os investimentos e a cooperação tecnológica", afirma o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.


Estão confirmados na abertura do evento, segunda-feira (18/10) às 10h (horário de Brasília), representantes do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e do Ministério da Economia e Energia da Alemanha, o presidente da BDI, Siegfried Russwurm, e o presidente da CNI.


Neste ano, o formato será online pela primeira vez. Na segunda, das 10h10 às 12h35, serão realizados painéis abertos sobre cooperação bilateral, cadeias globais de valor, digitalização, hidrogênio verde e desafios de saúde em um cenário pós-Covid-19. Líderes de grandes empresas dos setores automotivo, aéreo, farmacêutico e de tecnologias, dentre outros, participarão dos debates.

Na terça-feira (19), a Comissão Mista Brasil-Alemanha de Cooperação Econômica realiza reunião fechada. Nos dois dias será feita a Rodada de Negócios entre empresas brasileiras e alemãs, organizada pela Rede CIN (Centros Internacionais de Negócios), pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).


Parceria estratégica para o Brasil


A Alemanha é o quarto principal parceiro comercial brasileiro, com participação de 3,4% na corrente de comércio em 2020. No último ano, 54% do total exportado foi composto por produtos da indústria de transformação. Em relação aos investimentos, em 2019, as empresas brasileiras tinham US$ 408 milhões investidos na Alemanha, com destaque para os setores de equipamentos médicos, plásticos e componentes eletrônicos, de acordo com dados do Ministério da Economia e da FDi Markets.

12 medidas para aperfeiçoar o ambiente de negócios entre Brasil e Alemanha

A CNI identificou 12 medidas com potencial para melhorar o ambiente de negócios e incrementar o comércio e os investimentos entre os dois países, a partir dos debates no grupo de trabalho Brasil-Alemanha. Conheça os pontos da agenda:


12 medidas para fortalecer os negócios entre Brasil e Alemanha

 

1.      Assinatura e internalização do Acordo de Associação Birregional entre Mercosul e União Europeia;

2.      Negociações para um Acordo para Evitar a Dupla Tributação (ADT);

3.      Ampliação das liberdades do Acordo de Serviços Aéreo;

4.      Aquisição ou arrendamento de terras por estrangeiros;

5.      Adoção de plano de ação para a cooperação governamental na Indústria 4.0;

6.      Cooperação para o desenvolvimento da Estratégia Brasileira de Hidrogênio e para a realização de projetos-piloto no Brasil;

7.      Apoio ao pedido de acesso do Brasil à OCDE;

8.      Conversão do projeto-piloto de Acordo de Compartilhamento de Exames de Patentes (PPH, na sigla em inglês) entre o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e o Instituto Europeu de Patentes (IEP) em permanente;

9.      Extensão do período de deslocamento do Acordo de Previdência Social entre Brasil e Alemanha;

10.  Propostas para a reforma da OMC;

11.  Negociação de alternativas para o Órgão de Solução de Controvérsias (OSC) e o destravamento do Órgão de Apelação (OA);

12.  Estabelecimento de acordo sobre assistência mútua administrativa em matéria aduaneira;

13.  Apoio alemão para estabelecimento de plano de trabalho para negociação de Acordo de Reconhecimento Mútuo (ARM) entre os programas de Operador Econômico Autorizado (OEA) do Brasil e da União Europeia;

14.  Adoção de padrões eletrônicos para o processamento do despacho aduaneiro e liberação das mercadorias antes da sua chegada no país.


SAIBA MAIS - Conheça a programação do 38º Encontro Econômico Brasil Alemanha (EEBA)

38º Encontro Econômico Brasil Alemanha

Data: 18 e 19 de outubro

Haverá transmissão online pela plataforma da InEvent, mediante inscrições prévias.


Mais notícias

47 por cento da população avalia sua qualidade de vida como boa ou ótima, aponta pesquisa da CNI

FIERO presente no Rondônia Day

Exportações da indústria de transformação têm o segundo melhor resultado da série histórica em 2023

Novo Brasil Mais Produtivo é lançado na FIERO e promete revolucionar a produtividade das micro, pequenas e médias indústrias