05 de November de 2021 - 17h07

Alunos do SESI e SENAI visitam Feira do Estudante

O estande do SESI-SENAI-IEL, na Feira do Estudante, que acontece no Porto Velho Shopping, recebeu na tarde desta sexta-feira, 5, a visitação de alunos do Novo Ensino Médio da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa e do programa Menor Aprendiz da unidade SENAI CETEM. Jovens de outras escolas também estiveram no estante para conhecer as tecnologias utilizadas nos cursos do SENAI, como um braço eletrônico, drones e simuladores. Do SESI, os jovens tiveram contato com os robôs da tecnologia Lego.

O instrutor de Elétrica do SENAI CETEM Samuel Ferreira, esteve no estante e mostrou aos alunos do curso de Eletroeletrônica um pouco mais da tecnologia do SENAI e quais cursos podem fazer para se aprimorar cada vez mais e conquistar o mercado de trabalho. A turma de menores aprendizes que integra o programa da Santo Antônio Energia que faz parte de uma parceria com o SENAI. Conforme Ferreira, 99% do grupo é composto por mulheres. São 14 alunos e apenas um é um rapaz. "Elas estão representando o poder feminino na educação e possivelmente no mercado de trabalho", disse.

A estudante Lohanna Valiente, do SENAI CETEM comentou que a impressora 3D feita pelos alunos, foi o que mais chamou sua atenção. "Para mim, de toda a feira, o nosso estande é que apresenta material mais interessante, que apresenta mais tecnologia", pontuou. Lohanna ressaltou a importância da feira e do curso do SENAI que a está preparando realmente para o mercado de trabalho.

Acompanhando os alunos do Novo Ensino Médio SESI Lagoa, que também marcaram presença na Feira, a professora de Português e Produção de Texto, Edileuza Botelho, afirmou que a visitação está proporcionando troca de conhecimento, pois os estudantes podem vivenciar na prática, ações relacionadas ao mercado de trabalho e que vão contribuir para a vida profissional de cada um. "É inegável a contribuição que este evento traz para os nossos alunos, principalmente com a participação de SENAI e do SESI", comentou a docente.

Júlia Santiago, aluna do curso de Redes do Novo Ensino Médio SESI Lagoa, não poupou elogios ao estande e a participação de SESI e SENAI na Feira. Visitar o expositor da escola e os demais realmente abre um leque de possibilidades e oportuniza novas experiências", finalizou.

Os estudantes também tiveram a oportunidade de assistir a palestra ministrada pelo o coordenador de Serviços de Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI-RO, José Rafael Nascimento Lopes, que falou sobre o tema “Prepare-se. Tem vagas no mundo” para alunos do SESI, SENAI e de outras escolas. Este mesmo tema, Rafael abordou durante o evento do Departamento Nacional do SENAI, na Feira Virtual Contrate-me.

Conforme o coordenador o assunto é pertinente para apresentar numa feira voltada para os estudantes. "Eles terão uma visão mais realista e atual da indústria, os cursos técnicos, o mercado de trabalho para o qual precisam estar preparados. O SENAI tem a experiência, as tecnologias, a metodologia que fazem a diferença na formação dos futuros profissionais ou daqueles que almejam se qualificar cada vez mais, de olho no futuro. Existe um amplo mercado, principalmente para os profissionais especializados em Tecnologia da Informação, por exemplo, que muitas empresas nacionais e internacionais buscam, e o SENAI está preparado para formar profissionais para atender as demandas", argumentou.