14 de October de 2021 - 11h42

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal aprendem a importância do consumo consciente

Consumo consciente foi o tema da palestra ministrada para os alunos do oitavo ano da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal. A iniciativa da empresa MFM Soluções Ambientais em parceria com a Prefeitura de Cacoal e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA Cacoal) integra as ações de promoção da conscientização sobre as questões do meio ambiente em Rondônia.

Desenvolvida pelos profissionais da SEMMA Cacoal, professora e coordenadora de projetos da secretaria Lucen Baine e os biólogos Arthur Borgonhori e Wanderson Moreira, a palestra contribuiu para alertar os alunos da importância do uso consciente dos recursos naturais, da diminuição da emissão de poluentes e da geração de resíduos.

Durante a palestra, os profissionais apresentaram dicas, dentre elas, avaliar os impactos do próprio consumo, levando em consideração o meio ambiente, o uso de soluções corretas para o aproveitamento e tratamento do lixo urbano, como a coleta seletiva, a reciclagem de produtos e disposição dos resíduos sólidos em aterros sanitários.

Segundo a professora Lucen, é fundamental este trabalho de conscientização, pois o consumo é responsável, direto ou indiretamente, pela harmonia do meio ambiente, o que faz de todos, jovens e adultos, parte das soluções sobre esse tema.

Impressionado com as informações, o aluno Daniel Fernandes comentou que vai levar os conhecimentos para colocar em prática em casa e compartilhar com os pais essa lição de consumo consciente, com o objetivo de melhorar a convivência com a natureza.

Conforme o professor da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal, André Junior, a construção do conhecimento para os educandos acaba por incentivar atitudes em cima de coisas do cotidiano, que pode ajudar no desenvolvimento do município, do estado e do país.

Para a coordenadora pedagógica, Mônica Santana Coelho, a realização da palestra “honra a escola, porque, desde sempre, somos grandes incentivadores da consciência ambiental, dos cuidados e preservação do meio ambiente”, pontua.

Mônica lembra que dia 19, a mesma turma vai concluir as atividades desta ação em visita técnica ao Aterro Sanitário Regional de Cacoal, onde vão conhecer na prática os processos de seletividade, destinação e tratamento adequados do lixo urbano. Na ocasião, acadêmicos de Arquitetura e Engenharia da Unesc (Faculdades Integradas de Cacoal) também participam da visitação.