27 de September de 2021 - 10h56

Programa de Compliance avança na FIERO

O 1º Ciclo da implantação do Programa de Governança Corporativa e Compliance, a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e as entidades SESI, SENAI e IEL foi concluído. Nesta semana, a equipe do Instituto de Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Santa Catarina, responsável pela prestação de serviços em consultoria para Implantação do Programa de Compliance, esteve na FIERO para fazer a entrega deste primeiro ciclo.

De acordo com o consultor André Oliveira, este primeiro ciclo serve para promover desenvolvimento de políticas, normativas, fluxos, processos, procedimentos e protocolos. “Todos esses procedimentos foram concluídos pelo DR de Rondônia com a proposição de várias políticas para atender a legislação anticorrupção brasileira”, afirmou Oliveira. A duração desta primeira fase da implantação durou seis meses.

O segundo ciclo consiste na efetividade das atividades propostas e desenvolvidas na primeira etapa. André Oliveira explica que serão aproximadamente mais 500 horas de consultoria para acompanhar a implantação destas políticas de no Departamento Regional. “O programa de compliance é feito e executado não somente pela vontade local, mas para cumprir as determinações do Departamento Nacional”, ponderou.

Ronaldo Rohloff, que também faz parte da equipe da consultoria, afirma que o esforço em cumprir o cronograma em Rondônia é satisfatório. “Além disto, a efetividade de ouvidoria e da auditoria interna são importantes nesta fase do trabalho. Mas vale lembrar que o compliance não são somente quatro ou cinco pessoas. É necessário haver o engajamento e comprometimento de todos os colaboradores”, disse.

Raimunda Queiroz, responsável pelo programa do compliance na FIERO, SESI, SENAI e IEL pondera que, apesar de exaustivo, em decorrência do volume de atividades propostas na primeira fase da implantação, o resultado final foi bem satisfatório. “Conseguimos executar tudo o que foi planejado dentro do cronograma estabelecido. Outro fator de êxito do trabalho foi o apoio incondicional da alta direção, inclusive com a aprovação de todo o programa de compliance pelo conselho regional”, falou.

Para o superintendente do SESI-IEL e diretor-geral do SENAI, Alex Santiago, a organização entra no segundo ciclo de forma mais estruturada. “Esta nova etapa é mais importante que a primeira, pois vamos colocar em prática o que já foi proposto, porque agora sabemos o que e como buscar. Este segundo ciclo vem nos ajudar a demonstrar para a sociedade a forma com que nós trabalhamos nas casas FIERO, SESI, SENAI e IEL”, considerou.

Conforme o superintendente da FIERO, Gilberto Baptista, ao concluir este ciclo de implantação do compliance, traz resultados positivos para a organização em trabalhar em conformidade com a legislação anticorrupção, ser mais transparente em seus atos, o que facilita a gestão. “E hoje, a sociedade e o mercado exigem essa transparência, com regras claras, principalmente de ética e compliance”, enfatizou.

Da mesma opinião, o diretor jurídico Marcelo Lessa, comenta que muito mais que uma exigência legal, é uma exigência da sociedade para que as empresas possam mostrar toda a transparência das atividades. “Ainda mais que lidamos com o poder público e por isso precisamos demonstrar transparência e regularidade das nossas ações, corroborando com a prática que já adotada há algum tempo na administração do presidente Marcelo Thomé e diretor Alex Santiago”, reiterou.