IMPRENSA
17 de January de 2022 - 13h48

A- A A+

Emprego, faturamento e renda na indústria avançam em novembro, aponta CNI

Resultados indicam recuperação moderada, mas insuficiente para reverter a tendência de queda do faturamento e da massa salarial reais

 

Os indicadores de emprego, faturamento e renda na indústria avançaram em novembro de 2021, de acordo com os Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), refletindo uma recuperação moderada. O faturamento real da Indústria de Transformação cresceu 0,7% em novembro, na comparação com outubro. A alta reverte a sequência de três quedas consecutivas, período no qual o faturamento havia recuado 7,8%.


Após três meses consecutivos de estabilidade, o emprego na Indústria de Transformação registrou avanço de 0,2% em novembro frente a outubro. Na comparação com novembro de 2020, o emprego expandiu 4,1%. Dessa forma, o indicador retorna à trajetória crescente apresentada desde o segundo semestre de 2020, que registrou desaceleração a partir de junho.


De acordo com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, o avanço disseminado dos indicadores reflete a recuperação moderada provocada pela maior circulação de pessoas e pela confiança com o arrefecimento da crise sanitária em novembro. “Os avanços, contudo, são insuficientes para reverter a tendência de queda do faturamento e da massa salarial reais, pressionados pela inflação, em elevação em 2021”, aponta.


As horas trabalhadas na produção apresentaram avanço de 0,7% em novembro em relação a outubro. O indicador tem oscilado nos últimos meses e a alta não foi suficiente para compensar a queda de outubro (-0,9%). Na comparação com novembro de 2020, o número de horas trabalhadas avançou 1,6% e a comparação do acumulado em 2021 até novembro mostra alta de 10,1% frente ao mesmo período de 2020.


A massa salarial da Indústria de Transformação teve aumento de 1,1% em novembro na comparação com outubro, mas continua abaixo do patamar pré-pandemia e, desde agosto de 2020 tem mostrado dificuldades para se recuperar de forma consistente.


O rendimento médio real, por sua vez, cresceu 0,7% em novembro, em relação a outubro. O resultado quebra uma sequência de quatro quedas consecutivas, mas tem apresentado forte tendência de queda.


Utilização da Capacidade Instalada recua pelo quinto mês


A Utilização da Capacidade Instalada caiu 0,1 ponto percentual em novembro em relação a outubro, para 80,5%, a quinta queda consecutiva. Apesar do resultado, a UCI está 1,1 ponto acima da utilização observada em novembro de 2020.


Mais notícias

FIERO apoia e parabeniza decreto que visa incremento na oferta de voos para Rondônia

CNI sedia fórum internacional para fortalecer empreendedoras industriais

Corte de 0,5 ponto na Selic é insuficiente, afirma presidente da CNI

Inflação em queda permite ao Banco Central cortar Selic em 0,75 ponto percentual, afirma presidente da CNI