IMPRENSA
17 de December de 2021 - 11h53

A- A A+

Modernização de unidades móveis do SENAI RO garante mobilidade para a qualificação profissional


Seja pela falta de tempo ou de acesso, muitos brasileiros não conseguem fazer um curso de qualificação profissional. Determinado em superar esses empecilhos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), está requalificando a estrutura de três Unidades Móveis para atender demandas dos segmentos do vestuário, madeira-mobiliário e eletromecânica.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 20,8% dos brasileiros gostariam de fazer um curso que não existe na cidade em que moram e 31,4% não fazem um curso técnico por não conseguir conciliar o estudo com trabalho.

De acordo com o coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, as unidades móveis do SENAI são recursos determinantes para as populações e indústrias, pois oferecem significativa mobilidade para a qualificação, atualização e iniciação, todas as modalidades da educação profissional. O SENAI pode levar estas escolas móveis para os 52 municípios de Rondônia.  

Coelho explica que “projetadas para serem um ambiente propício para o aprendizado teórico e prático de uma determinada ocupação, as Unidades Móveis são carretas semirreboques totalmente customizadas com mobiliários e equipamentos necessários para cada tipo de curso.

Ele lembra que as “Escolas Móveis” comportam uma sala para até 25 alunos e mais uma parte da estrutura é reservada para máquinas e equipamentos. São ações inclusivas do SENAI que poderá atender em qualquer lugar onde as pessoas estejam.

O diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago cita que “as mudanças e atualizações têm o objetivo de melhorar ainda mais o atendimento e a prestação de serviços disponibilizados pelo SENAI. Vamos iniciar 2022 com estes recursos em pleno funcionamento”, afirma.

Também foram adquiridos contêineres para as áreas de alimentos, como o da Panificação e Confeitaria, por exemplo. Outro ponto importante são os 70(setenta) Kits Didáticos para atendimento aos diversos treinamentos, a exemplo dos cursos de elétrica, refrigeração, mecânica automotiva, solda, para a parte prática que pode ser ministrada em qualquer espaço que seja disponibilizado.

 


Mais notícias

SENAI de Ji-Paraná recebe agente de controle de endemias para palestra sobre cuidados contra a dengue

DR-RO integra ações do evento de abertura da Cultura Digital do SENAI Nacional

Haja vaga! SENAI abre 37,2 mil vagas para cursos gratuitos e pagos

Mulheres integram oficinas nas unidades do SENAI-RO em parceria com o Geração Emprego