IMPRENSA
08 de March de 2022 - 09h51

A- A A+

Psicóloga ministra palestra para alunos do SENAI Cetem


Para abordar temas como depressão e ansiedade, o professor Giosseppe Garibalde Russo, da unidade SENAI Cetem, de Porto Velho, convidou a psicóloga Karina Rodrigues, para ministrar palestra no próximo dia 10, a partir das 14 horas, para alunos dos cursos Eletricista de Instalação Predial, Mecânico de Máquinas Industriais e técnico em Eletrotécnica. 

De acordo com o levantamento realizado pela da Organização Mundial de Saúde (OMS), durante a pandemia houve o aumento de 25 por cento nos casos de ansiedade e depressão e que mulheres e jovens foram os mais atingidos. A solidão, medo de infecção, sofrimento e morte de entes queridos, intensificação do luto e preocupações financeiras também foram citados como fatores que levam à ansiedade e à depressão.

O documento mostra que a pandemia afetou principalmente a saúde mental de jovens e que eles correm um risco desproporcional de desenvolvimento de comportamentos considerados nocivos. As mulheres também foram mais impactadas do que os homens. Além disso, pessoas com condições de saúde física pré-existentes, como asma, câncer e doenças cardíacas, se mostraram mais propensas a desenvolver sintomas de transtornos mentais.

Conforme o professor Garibalde a escolha do tema está relacionada com a atualidade em que a pandemia ainda afeta a todos. “Tivemos que nos reinventar através de ações didáticas promovendo interações com os alunos via plataforma digitais, usando esses recursos, observamos a dificuldade dos estudantes neste cenário”, disse.

Garibalde acrescenta que houve evolução dos alunos no aproveitamento das atividades aplicadas, o conhecimento e o esclarecimento sobre como lidar com a ansiedade, estresse e depressão vai facilitar a compreensão destes alunos diante das dificuldades emocionais. “Daí a importância da palestra da psicóloga Karina Rodrigues, egressa e habitual parceira do SENAI, onde já abordou outros temas para os nossos alunos”.

O gerente da unidade SENAI Cetem, Cleber Santos ressalta a importância da iniciativa e a escolha do assunto. “Em algum momento, quase todo mundo passa por eventos estressantes na vida. Daí a importância desta abordagem para os nossos alunos”.

Palestrante

Psicóloga Clínica com especialização em Psicoterapias, Karina Rodrigues também é empreendedora na área de saúde física e mental, palestrante, pesquisadora e professora. Mestranda em Psicologia Clínica e da Saúde, suas experiências profissionais incluem a chefia do Núcleo de Psicologia da Secretara de Segurança Pública de Rondônia, psicóloga assistente no Tribunal de Justiça e conselheira estadual de Assistência Social do governo de Rondônia.


Mais notícias

SENAI de Ariquemes inicia curso Manutenção de Refrigeração no Vale do Anari

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

Atenção, estudantes: SENAI abre 4,5 mil vagas em cursos gratuitos e pagos

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0