IMPRENSA
13 de May de 2022 - 15h12

A- A A+

FIERO participa do lançamento do livro - Compliance Para o Sistema Indústria: Teoria e Prática

 

O lançamento do livro “Compliance para o Sistema Indústria - Teoria e Prática”, ocorrido nesta quinta-feira, 12, reuniu especialistas de diferentes estados, para analisar como o sistema tem aplicado os conceitos de compliance e as normas pertinentes. Da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), participaram o diretor regional do SENAI e superintendente do SESI e IEL, Alex Santiago, e integrantes da assessoria compliance e da ouvidoria.

 

Para o lançamento, foi realizado um evento online, com duração de 2 dias. Estiveram presentes no primeiro dia autoridades da administração pública, empresas, sindicatos e os profissionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Departamento Nacional do SESI e das demais Federações das Indústrias dos Estados.

 

Na abertura do evento houve breve apresentação do vice-presidente executivo da CNI, Glauco José Côrte, que representou o presidente, Robson Braga, do presidente do Conselho Nacional do SESI, Eduardo Eugenio; do ministro da Controladoria geral da União (CGU), Wagner Rosário, da presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes e da coordenadora de conteúdo e autora do livro, Luana Pagani.

 

Para falar sobre questões de Compliance, que envolve ética, moral, compromisso com a integridade, foi convidado o professor e jornalista, Clóvis de Barros Filho, considerado uma das maiores referências sobre o assunto na atualidade. Com o tema da palestra Lições da Ética Empresarial, o palestrante apresentou situações e exemplos cotidianos de como agir eticamente em sociedade. Ao final respondeu alguns questionamentos dos participantes.

 

De acordo com Alex Santiago, “o livro é uma excelente ideia da CNI, pois ali se concentram todas as experiências bem-sucedidas dos Departamentos Regionais, tornando-se um objeto de estudo e de referência. A própria concepção da implantação do Compliance, torna os Departamentos Regionais mais transparentes em seus processos, custos e como agem internamente, demonstrando à sociedade como os recursos são utilizados e a maneira proba que sai da organização. Nós do DR de Rondônia fizemos uma força tarefa intensa e implantamos o nosso Compliance com sucesso, os colaboradores aderiram à ideia e por isso esse Regional começa a colher os frutos desta implantação”, afirmou.


O evento virtual teve continuidade nesta sexta-feira, 13, quando houve uma roda de conversas entre os autores do livro, profissionais do departamento nacional e demais Federações das Indústrias e da Rede de Governança Brasil. Na oportunidade, foi tratado uma série de temas com relação à implantação e implementação dos programas de compliance nos departamentos regionais SESI, SENAI e IEL, embasados na integridade, transparência e ética.  O superintendente executivo do Conselho Nacional do SESI, general Pedro Antônio Fioravante Silvestre Neto, conduziu o seu encerramento.





Mais notícias

FIERO apoia e parabeniza decreto que visa incremento na oferta de voos para Rondônia

CNI sedia fórum internacional para fortalecer empreendedoras industriais

Corte de 0,5 ponto na Selic é insuficiente, afirma presidente da CNI

Inflação em queda permite ao Banco Central cortar Selic em 0,75 ponto percentual, afirma presidente da CNI