IMPRENSA
04 de May de 2022 - 08h43

A- A A+

Abertas inscrições para o Desafio SENAI de Projetos Integradores 2022

O Desafio SENAI de Projetos Integradores (DSPI) faz parte do cronograma de todas as unidades operacionais do SENAI Rondônia e evidencia o DNA SENAI de Inovação. Trata-se de uma importante ferramenta para aproximar as indústrias das UOPs e aplicar a Metodologia de Educação Profissional (MSEP) em situações reais do mundo do trabalho.

Para participar do concurso os estudantes devem formar equipes. Sendo possível inscrever equipes com alunos de cursos distintos ou do mesmo curso, desde que sejam da mesma categoria. São três categorias: Cursos de Qualificação (incluindo Aprendizagem Básica), Cursos Técnicos de Nível Médio (incluindo Aprendizagem Técnica) e Cursos de Nível Superior (Graduação Tecnológica ou Bacharelado).

O objetivo é levar para as salas de aula os desafios que fazem parte do dia a dia das empresas e fazer com que os alunos proponham soluções por meio da elaboração de um projeto, um modelo de negócio, um protótipo e um vídeo Elevator Pitch, para problemas reais da indústria brasileira.  Cada grupo poderá ser formado por no mínimo dois e no máximo cinco alunos e contar com até dois instrutores orientadores.

De acordo com o técnico Alexandre Custódio, da área de Educação SESI-SENAI-IEL-RO (CEBEP), alunos oriundos de um único curso poderão compor equipes desde que comprovem a multidisciplinaridade dos seus projetos por meio de uma situação de aprendizagem elaborada pelos instrutores de, pelo menos, duas unidades curriculares ou uma situação de aprendizagem de Projeto de Inovação.

Equipes formadas por alunos de cursos distintos terão cinco pontos de bônus na avaliação do projeto. As equipes devem ser compostas exclusivamente por estudantes matriculados nos cursos das categorias elegíveis para inscrição, não sendo permitido a participação de diferentes categorias na mesma equipe.

Conforme Custódio, o Desafio será realizado em oito etapas. O cadastro de demandas, definição de equipes, desenvolvimento das soluções, cadastro das soluções na plataforma online, avaliação pela banca examinadora, resultado da etapa regional, avaliação pela banca nacional e os resultados desta etapa. A abertura da plataforma para submissão de projetos iniciou em 3 de março e o encerramento será 22 de dezembro de 2022. Este prazo permite a participação de alunos do 1º e do 2º semestre de 2022.

O resultado da etapa regional será divulgado a partir de 10 de janeiro de 2023. Já a divulgação das ideias finalistas por DR via plataforma acontece dia 11 de fevereiro e o resultado da fase nacional, até 28 de fevereiro de 2023”, pontuou.

Na plataforma Inova SENAI estão disponíveis todos os documentos para auxiliar no desenvolvimento dos trabalhos.


Mais notícias

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0

Analista do DR-RO participa de capacitação em energia renovável