IMPRENSA
14 de March de 2022 - 09h01

A- A A+

Prêmio Samuel Benchimol - FIERO realiza reunião de alinhamento para a edição 2022

A reunião realizada na Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) foi um primeiro alinhamento sobre as ações para 2022 e o dia que será aberto as inscrições para o público. O encontro contou com a participação do coordenador de Serviços de Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI-RO, José Rafael Nascimento Lopes, do curador do Prêmio, professor José Rincon e representantes da Fiocruz, Embrapa, São Lucas, Fapero.

A pauta da reunião, de acordo com José Rafael, incluiu temas como melhorar a qualidade das propostas dos candidatos ao prêmio, focando não apenas em iniciativas acadêmicas, mas em empreendedorismo, quais as estratégias para envolver os empreendedores. Em 2022, a capital de Rondônia, Porto Velho, receberá a solenidade de outorga dos prêmios. A edição será muito especial, pois marcará os 20 anos da morte do Professor Samuel Benchimol.

Rafael ressaltou que a FIERO, mais uma vez vai apoiar por meio de um grupo de trabalho a divulgação, ações administrativas e eventos relacionados a premiação. “O Prêmio Professor Samuel Benchimol busca reconhecer e estimular projetos de desenvolvimento sustentável para o bioma amazônico e que se destacaram pela contribuição ambiental, econômica, social ou tecnológica proposta”, disse.

O professor Rincon afirmou que o apoio da FIERO é fundamental para a viabilização do Prêmio instituído desde 2004. “A partir da rede de conexão da FIERO será possível mobilizar os vários atores e a comunidade cientifica e empresarial a participar”, pontuou.

Em 2004, com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Ação Pró-Amazônia, do Sebrae e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o Prêmio Professor Samuel Benchimol foi oficialmente instituído. O prêmio, por sua vez, busca reconhecer iniciativas e trajetórias pioneiras à compreensão da Amazônia e desvendar novos caminhos em prol do desenvolvimento sustentável da região.

Além disso, está dividido em duas naturezas de premiação: uma para a identificação de projetos inovadores, contemplando três categorias nas áreas ambiental, econômico-tecnológica e social; e outra para reconhecimento de personalidades que contribuem para o desenvolvimento da região (categoria Personalidade Amazônica).

Podem se inscrever pessoas de todas as ocupações, de qualquer parte do Brasil e do exterior, desde que estejam diretamente relacionadas com o desenvolvimento da região amazônica.

Os prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente recebem apoio da CNI, das Federações de Indústrias da Região Amazônica, Sebrae, dentre outras instituições.

 


Mais notícias

Confiança caiu em 21 de 29 setores industriais, aponta CNI

CNI lança prêmio para estimular a representatividade sindical da indústria

Programa do governo deve impulsionar o mercado de crédito, avalia CNI

Condições financeiras da indústria da construção pioraram, segundo CNI