IMPRENSA
28 de April de 2022 - 12h37

A- A A+

Transformação pela educação é um fato, diz superintendente do SESI Rondônia

O Dia Mundial da Educação, comemorado nesta data, 28 de abril, foi instituído há 22 anos, quando a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) realizou o Fórum Mundial da Educação, em Dakar, capital do Senegal, com a participação de mais de cem países. Para o SESI e SENAI de Rondônia a data é um marco na história da educação básica e profissional como disseminação de conhecimento.

A data é importante, pois lembra o compromisso que vários países, incluindo o Brasil, firmaram para melhorar o desenvolvimento da educação no mundo. Tanto SESI quanto o SENAI ao longo dos anos estão trabalhando com afinco para que crianças, jovens e adultos tenham acesso a uma educação de qualidade, que possibilite que futuramente sejam profissionais diferenciados, aptos a pensarem em soluções inovadoras para os desafios enfrentados no mundo do trabalho.

No ponto de vista do superintendente do SESI-IEL e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, a transformação pela educação é um fato. “A educação, seja a formal, aprendida em sala de aula, ou aquela aprendida em casa, com as famílias, é essencial para o nosso desenvolvimento. A tecnologia tem mudado a educação, e a educação muda a sociedade. Educar é muito mais que decorar conteúdos e fórmulas, é formar seres humanos para a vida”, comentou.

Ainda conforme Santiago, a data serve para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação, seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável com outros indivíduos. “SESI e SENAI bebem desta fonte e têm o conhecimento como mola impulsionadora de crescimento pessoal visando o desenvolvimento do país”, disse.

O coordenador de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho lembrou que a Declaração de Dakar estabeleceu um pacto entre representantes de centenas de países pelo desenvolvimento e implementação de medidas para garantir que toda criança e adolescente tenham acesso à Educação Básica e Secundária. A Declaração de Dakar incentivou vários países a fornecerem educação inclusiva, igualitária e de qualidade, além de oportunidades de aprendizado ao longo de toda a vida, para todos.

Conforme Coelho, o Brasil, conta com o Plano Nacional de Educação (PNE), implantado no país em 2015. “O PNE é um referencial para as políticas educacionais adotadas pelos estados. Com 10 diretrizes e 20 metas, o documento abrange todos os níveis de formação, desde a Educação Básica até o Ensino Superior. E SESI e SENAI acreditam na importância da educação enquanto um direito fundamental”, afirmou

Jair Coelho aproveita para reverenciar Paulo Freire. “Quando se fala em educação não há como deixar de citar este grande educador chamado Paulo Freire, cuja vida e trajetória estiveram sempre relacionadas à educação. Ele dizia que a ‘Educação não muda o mundo, educação transforma as pessoas e pessoas transformam o mundo’. Por este motivo, acredito que o único caminho para uma nação de sucesso, é a educação”, finalizou.

 

 

 


Mais notícias

Curso para professores de inglês tem mais de 600 vagas e inscrições gratuitas até 16 de janeiro

Roda de conversa na FIERO fala sobre prevenção do câncer de mama

SESI e SENAI apresentam portfólio em evento da Base Aérea

SESI-SENAI de Ji-Paraná e Jaru realiza live sobre os cuidados com a saúde mental