25 de February de 2022 - 11h01

SENAI-RO conta com ferramenta tecnológica para a elaboração de plano de ação para melhoria de desempenho

O Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-DN) criou a ferramenta denominada Simulador de Decisões que o Departamento Regional de Rondônia (DR-RO) está utilizando como apoio aos gestores das escolas no acompanhamento e na projeção de resultados, a partir dos principais Indicadores Nacionais com referenciais internos e externos, a fim de subsidiar a elaboração de um plano de ação para melhoria do desempenho das escolas.

O coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho explica que o principal objetivo do Simulador de Decisões é fornecer informações para todas as escolas do SENAI no Brasil, através de uma ferramenta de gestão online, especialmente desenvolvida para que as unidades realizem o acompanhamento de seus desempenhos, com o intuito de fortalecer as práticas de gestão e assegurar o alinhamento à estratégia da organização.

Com a análise dos dados obtidos, a escola identifica uma unidade em qualquer estado do Brasil, que seja referência em um determinado indicador que ela tem necessidade de melhorar, para então, entrar em contato com o seu gestor e realizar o processo de Benchmarking (processo de busca das melhores práticas de gestão da entidade numa determinada indústria e que conduzem ao desempenho superior) para obter informações sobre a implementação de boas práticas e melhorias já experimentadas.

Conforme o coordenador, todas as escolas do SENAI-RO têm acesso a esta ferramenta, que está disponível dentro da plataforma Teams, através do grupo de gestores das escolas do SENAI. Nela, o gestor pode acompanhar os resultados dos indicadores da sua escola em tempo real, e compará-los com outras escolas que possuem estrutura semelhante, para que depois, possam compartilhar entre si, as boas práticas que apresentaram resultados mais efetivos.

De acordo com o técnico Alexandre Custódio, da Coordenação de Educação (Cebep) essa ferramenta traz inúmeros benefícios para o SENAI, principalmente na otimização dos recursos disponíveis na escola, pois proporciona o controle, medição e monitoramento dos indicadores, a qual realiza a apuração a partir dos dados lançados.

A ferramenta também simula possíveis cenários e projeção futura, através de uma visão sistêmica, que permite alcançar melhores resultados. Outros benefícios que a ferramenta proporciona é uma maior aproximação entre DN e todas as unidades da federação.

“A implantação de um novo modelo de gestão para as Unidades Operacionais (escolas) em prol da eficiência operacional, fomenta a melhoria dos resultados operacionais de todas as unidades da federação, eleva a maturidade da gestão e melhoria dos processos das Unidades Operacionais (escolas) e promove o alinhamento com a estratégia nacional da organização”, afirma o técnico.

Ainda conforme Custódio, esta ferramenta tecnológica que permite a visualização em tempo real dos resultados alcançados pela escola nos indicadores, possibilitando a correção de desvios e alinhamento de atividades para alcance das metas. “Um recurso interessante da plataforma, é a possibilidade de simular ações dentro da ferramenta, para conhecer o reflexo que as medidas estudadas trarão aos indicadores, e desta forma, tomar ações com maior segurança e assertividade”, disse.