IMPRENSA
19 de September de 2022 - 11h05

A- A A+

FIERO, 36 anos de fundação, lutas e conquistas para a indústria rondoniense

Criada oficialmente há 36 anos, no dia 19 de setembro de 1986, a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) tem exercido um papel fundamental de representar e defender os interesses das indústrias, contribuindo para a consolidação, modernização, competitividade e crescimento do setor industrial no Estado. Em quase quatro décadas institucionais, a entidade também atuou com afinco para o fortalecimento do associativismo sindical, crescimento do setor produtivo e, consequentemente, a promoção da geração de emprego, renda e riquezas por meio da indústria da região.

De acordo com o presidente da FIERO, Marcelo Thomé, “ao olharmos para o passado confirmamos que aprendemos as lições ensinadas por aqueles que vieram antes de nós. Eles, os pioneiros, fizeram o mais difícil, ou seja, desbravaram. Somos seus herdeiros e nossa missão é dar continuidade ao que cada um daqueles empreendedores começou. Este é o seu legado e a nossa herança, o alicerce da nossa trajetória e da história da FIERO nestes 36 anos de existência. Quando focamos no futuro jamais devemos esquecer as lições oriundas do passado”, reitera o líder empresarial.

Thomé lembra que a FIERO tem garantido a Rondônia os benefícios e os serviços oferecidos pelas casas que formam seus braços sociais, SESI, SENAI e IEL, na educação básica, ensino profissionalizante, gestão, inovação, capacitação empresarial, desenvolvimento tecnológico, ou seja, com estes e outros serviços, que formam uma base sólida para sustentar o crescimento da indústria, não apenas a rondoniense, mas de todo o país. “A FIERO chega aos 36 anos com a certeza de que nos próximos 30, 50, 70, 100 anos, a instituição seguirá escrevendo novos e relevantes capítulos de sua rica história e da indústria rondoniense”.

A trajetória da Federação das Indústrias de Rondônia conta com personagens que precisam ser lembrados e homenageados, como a atual gestão fez ao inaugurar a galeria de ex-presidentes, do primeiro, Frederico Simon Camelo, passando por Miguel de Souza, Júlio Augusto Miranda, Euzébio Guareschi e Denis Baú, este sucedido pelo presidente Marcelo Thomé, que exalta seus antecessores e ressalta o papel importante do saudoso Chagas Neto para os novos rumos da entidade a partir de sua atuação à frente do Conselho de Representantes.

Marcelo Thomé cita o atual presidente do Conselho, Paulo Kreuz e o vice-presidente da FIERO, Osvaldo Rosalino, e que diretores, conselheiros, todos os colaboradores também são responsáveis pela defesa dos interesses da indústria. “Resgatar a memória da entidade pressupõe também a exposição daqueles que muitos contribuíram para consolidá-la ao longo de mais de três décadas”.

Paulo Kreuz ressalta que a Federação, nesses 36 anos de parceria com as indústrias, tem se mostrado uma instituição preocupada com o desenvolvimento e modernização de suas atividades, sempre inovando com implementos que promovem o crescimento tanto econômica como social. “Na figura do seu presidente Marcelo Thomé, isso se mostrou mais evidente, com uma gestão de qualidade nas casas SESI e SENAI. Elevando o nível de seus alunos mostrando que Rondônia está sim preparada para os desafios que nos esperam no futuro.  Para concluir, a FIERO é composta por pessoas, tanto colaboradores, como diretores e conselheiros, sempre trabalhando em sintonia com os planejamentos desta instituição, pois sem essa premissa que é a cooperação de todos não se tem o sucesso”, disse.

Esta Federação nasceu do entusiasmo e da visão de dedicados industriais efetivos contribuintes do desenvolvimento socioeconômico deste estado, no apoio ao governo, na formulação de políticas públicas voltadas para o progresso econômico. Nestes 36 anos, FIERO e Rondônia têm caminhado lado a lado, liderando um importante processo de desenvolvimento, que sempre contou com efetiva participação da indústria, afirmou o empresário do setor de alimentos e diretor da entidade, Luiz Bernardo.

Já o empresário e vice-presidente de Assuntos de Infraestrutura, Emerson Fidel, da área da construção civil, comentou que “a FIERO tem o mesmo tempo que tenho de Rondônia, onde cheguei em 1986. Fazemos parte sim dessa história e a FIERO, nestes 36 anos vem transformando o progresso e a inovação na indústria rondoniense. Construindo e desenvolvendo a vida empreendedora e dinâmica das pessoas e transformando o futuro industrial do nosso Estado”, comentou.

Para o presidente do Sindipan-RO e vice-presidente de Assuntos Sociais, José Balbino Nascimento, “a Federação das Indústria tem um papel muito importante para nós do segmento da panificação e outros setores trazendo novas oportunidades de desenvolvimento em cada setor, ajudando a promover e desenvolver inovação para o crescimento da indústria, sem falar das entidades parceiras SESI e SENAI, ajudando a capacitar nossa mão de obra e formando cidadãos éticos e profissionais altamente capacitados para o mercado de trabalho”, pontuou.

A presidente do Sindivest-RO e vice-presidente de Assuntos da Micro e Pequena Indústria, Cida Mourão parabeniza a FIERO pelos 36 anos, cuja existência tem sido primordial para fortalecer a indústria e os setores produtivos de Rondônia. “Muito nos honra dizer que somos parte desta história. Esta indústria que cresce, quer ser mais forte e competitiva. Vamos comemorar e parabenizar, pois temos uma FIERO maior, fortalecida e mais bem representada. Parabéns a Federação das Indústrias de Rondônia. Congratulo todos que representam os setores produtivos e estão no Conselho desta entidade e parabenizo o presidente Marcelo Thomé”, finalizou.

“Nossa FIERO, há 36 anos nasceu neste estado de ‘Rondon’, com a coragem de homens que sonhavam com uma Rondônia industrializada e próspera”. A afirmação é do vice-presidente de Assuntos Tributários, Edmílson Matos Cândido. "Nossa Federação foi protagonista no desenvolvimento, e com quase quatro décadas ocupa seu papel fomentando, defendendo e impulsionando a indústria do estado. Me sinto orgulhoso de fazer parte desta história, colaborando junto aos grandes líderes da indústria para que esta importante instituição continue sendo o agente do desenvolvimento econômico, social e político do estado de Rondônia. Parabéns, FIERO".

De acordo com vice-presidente Institucional da FIERO, Maurílio Vasconcelos, sempre agindo no interesse do setor produtivo do estado, a Federação tem acompanhado e contribuído com os poderes constituídos, em todos os níveis, com proposições que resultem na desburocratização, na segurança jurídica na melhoria do ambiente de negócios, na expansão dos investimentos e na produção industrial de modo a resultar na geração de emprego e renda para a nossa população. “Certamente o futuro reserva ainda grandes desafios para a FIERO, na sua incessante luta pela industrialização e desenvolvimento do estado, que necessita de melhoria e expansão na sua infraestrutura de transporte e principalmente agregar valores aos bens aqui produzidos”.

Hoje a FIERO completa 36 anos de existência e a sua história está inerentemente vinculada a história do desenvolvimento de Rondônia. “Nascida na mesma década da criação do estado agigantou-se na luta pela melhoria de sua infraestrutura, empunhando bandeiras audaciosas como a saída para o Pacifico, que resultou na criação dessa nova rota terrestre, com grandes oportunidades de intercâmbio comercial e cultural com os países andinos e principalmente oportunizando acesso aos portos do Pacífico e ao pujante comercio asiático, dentre outras importantes ações”.

O primeiro diretor Tesoureiro e presidente Sindicato da Indústria e da Construção Pesada do Estado de Rondônia (Sinicon), Alan Gurgel Amaral falou da felicidade de participar e fazer parte da história dos 36 anos da FIERO. “Estamos juntos há 20 anos lutando para que a entidade tão representativa cumpra sua missão, que passa pela defesa dos interesses da categoria econômica da indústria no nosso estado. Esta é uma data importante e cada ano que passa marca um degrau na escala da melhoria e aperfeiçoamento. As mudanças não deixam satisfeitos e felizes e toda a diretoria e qualquer industrial têm o mesmo sentimento de continuar nossa luta para conquistar um desenvolvimento sustentável para Rondônia”, exultou. 


Mais notícias

Brasil é campeão no mundial de robótica

Night Lab discute diversidade na ciência ao som de Anelis Assumpção

SUDAM promove oficina na FIERO para redução de imposto para pessoa jurídica

Fintech apresenta soluções financeiras para a indústria