IMPRENSA
21 de October de 2022 - 11h53

A- A A+

Setor Jurídico do DR de Rondônia participa online do 20º Encontro Nacional dos Advogados do Sistema Indústria (ENASI)

A equipe do setor Jurídico do SESI-SENAI-IEL do Departamento Regional de Rondônia participou virtualmente da edição 2022 do Encontro Nacional dos Advogados do Sistema Indústria (ENASI), realizado na manhã desta quarta-feira, 19, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em Brasília. O evento realizado pelo segundo ano no formato hibrido, foi transmitido pela Plataforma Zoom, para todo o país.

Advogados da CNI, do SESI, do SENAI, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e das federações estaduais das indústrias participaram do evento, mediado pelo diretor jurídico da CNI, Cassio Borges. A programação contou com palestra do ministro e presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.

De acordo com o diretor Jurídico do SESI-SENAI-IEL- DR-RO, Marcelo Lessa Pereira participar do evento é de suma importância, uma vez que além de estimular o estudo acadêmico por meio da realização de artigos jurídicos, o que proporciona o aumento do conhecimento na área de trabalho, contribui para a troca de experiência entre os advogados que formam o Sistema Indústria. Além disso, o encontro dissemina o conhecimento jurídico sobre temas e questões relevantes e também premia trabalhos jurídicos de interesse para os instituidores”, disse.

Lessa juntamente com sua equipe parabenizou a comemoração do 20º ENASI.

Houve ainda a homenagem ao ex-diretor jurídico da CNI, Helio Rocha e a divulgação e entrega das premiações dos trabalhos contemplados no “Prêmio Hélio Rocha de Trabalho Jurídico”. A advogada da CNI Fernanda Menezes, com o trabalho “Autonomia coletiva: a necessidade de se superar a jurisprudência restritiva da Justiça do Trabalho diante do contexto constitucional e das recentes decisões do Supremo Tribunal Federal” ficou em primeiro lugar. O segundo lugar ficou com a advogada Letícia Lourenço, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), a terceira colocada foi a advogada Fernanda Brumana, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN).

“O Sistema Indústria tem advogados muito bem-preparados. A nossa ideia é que nossos advogados estejam alinhados sobre o que acontece no Sistema Indústria, afirmou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade. “Procuramos cada vez que as nossas federações tenham a compreensão clara daquilo que hoje é estabelecido pelo TCU como sendo uma gestão ética, responsável e transparente. Então, levamos isso para o Sistema. Tenho orgulho em estar na CNI num momento em que nossos advogados têm trabalhado com afinco, com seriedade e tem dado ao nosso Sistema uma garantia e uma segurança jurídica nas ações que realizamos”, disse.

O presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, afirmou que a gestão profissional adotada nos últimos anos pela CNI e pelas demais entidades do Sistema Indústria – SESI-SENAI-IEL, contribuiu positivamente para o papel de controle externo exercido pela Corte de Contas.

O diretor Jurídico da CNI, Cassio Borges, observou que o SESI e o SENAI desenvolveram mecanismos de transparência e mantém em seus sites as informações relativas à aplicação de recursos das instituições. 

O último painel do ENASI tratou de um tema que tem sido motivo de debate entre advogados: o instituto da relevância no recurso especial. Conduzido pelo gerente-executivo de estratégia jurídica da CNI, Alexandre Vitorino, o painel reuniu os advogados especialistas no tema Ana Carolina Caputo e Osmar Paixão.

 

 

 


Mais notícias

Brasil leva maior delegação para mundial de robótica nos EUA com 140 estudantes

43 por cento dos brasileiros dizem que saúde pública deve ser prioridade do governo

SESI Lab comemora 64 anos de Brasília com entrada gratuita

Leilão de trecho BH-Juiz de Fora da BR-040 é passo importante para o setor rodoviário, avalia CNI