IMPRENSA
17 de October de 2022 - 14h10

A- A A+

SESI e SENAI apresentam portfólio em evento da Base Aérea

Apresentar os serviços que presta para a indústria e a comunidade em geral. Foi com esse objetivo que o Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), participaram da edição deste ano do Projeto Portões Abertos, promovido pela Base Aérea de Porto Velho, em evento ocorrido no último sábado, 15, na Capital.


O estande de SESI e SENAI contou com diversas atividades. Segundo a coordenadora de Relações com o Mercado, Juliana Mascarenhas, foi apresentado todo o portfólio das casas. No local foram instalados simuladores de empilhadeira e retroescavadeira, foi disponibilizado o kit fotovoltaico, utilizado em cursos oferecidos por meio do Programa SENAI Vai Até Você, e que atende todo o Estado.


Na oportunidade foi divulgada a oferta de cursos gratuitos oferecidos pelo SENAI, com mais de 1900 vagas nas modalidades presencial e ensino à distância (EAD) disponíveis nas unidades de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Jaru, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena e para atender às demandas da indústria local, além dos cursos de balcão com uma infinidade de oportunidades àqueles que desejam cursar o ensino técnico.


No pátio da Base Aérea, foi exposta a unidade móvel de Madeira e Mobiliário, que ficou aberta à visitação e despertou o interesse de várias pessoas que transitavam pelo local. O empreendedor Olímpio José, que já atua no segmento de móveis em madeira com resina foi um deles. Ao conhecer a estrutura, se informou de cursos disponíveis em marcenaria em Porto Velho. “Como já trabalho com madeira, preciso fazer cursos para expandir meu negócio. Já conheço o SENAI, pois quando jovem já frequentei o curso de mecânica. Agora, com essas ofertas na minha área, vou retornar e aprender novas técnicas”, afirma.


O suboficial graduado master da guarnição da aeronáutica de Porto Velho, Eduardo Oliveira, ressalta a parceria entre o SENAI e às forças armadas, como a Base Aérea e o Exército, através dos cursos do Projeto Soldado Cidadão, que capacita os militares que estão próximos à sair dos quarteis, para se inserirem no mercado de trabalho. “Além disto, tem os cursos que são feitos para serem efetuados dentro dos quarteis. Para o ano de 2023, já estudamos a realização de cursos na área de alimentos, que servirá para aprimorar os conhecimentos daqueles que atuam nas cozinhas e preparam os alimentos dos demais colegas”, ressalta o suboficial Oliveira.


Os robôs desenvolvidos pelos alunos do SESI chamaram a atenção da garotada. Foi o caso de Mateus, que sentou e aprendeu, com a ajuda dos professores, a manuseá-los. Sua mãe, Carolina Mendes, pegou informações sobre a metodologia utilizada pelo SESI e de que forma as aulas de robótica eram introduzidas aos alunos. A coordenadora pedagógica da unidade SESI Lagoa de Porto Velho, Juliane Loubach explicou que desde as primeiras séries do Ensino Fundamental, é ofertada a disciplina de robótica.


Na parte de saúde, o SESI Clínica disponibilizou exames de bioimpedância para os visitantes do Estande. O exame consiste em fazer a avaliação da composição corporal, estimando os níveis de água, massa muscular e gordura no corpo. “É bom a gente saber como está o nosso organismo. Eu preciso me cuidar, pois o exame indicou que estou com o nível de gordura um pouco acima do normal”, ponderou Maria Aparecida das Neves, uma das visitantes do estande. 


Mais notícias

Novo Brasil Mais Produtivo é lançado na FIERO e promete revolucionar a produtividade das micro, pequenas e médias indústrias

FIERO apoia e parabeniza decreto que visa incremento na oferta de voos para Rondônia

CNI sedia fórum internacional para fortalecer empreendedoras industriais

Corte de 0,5 ponto na Selic é insuficiente, afirma presidente da CNI