IMPRENSA
09 de December de 2022 - 14h43

A- A A+

Alunos da SESI-SENAI de Vilhena encerram ano letivo participando dos Jogos Interclasse

No período de 30 de novembro a 6 de dezembro aconteceu a 10ª edição dos Jogos Interclasse do SESI (JISESI), na unidade de Vilhena.  Neste evento esportivo, que marca o encerramento do ano letivo, os alunos se enfrentaram nas modalidades xadrez, damas, pebolim, tênis de mesa, atletismo, queimada, rouba bandeira e futsal.

O torneio interclasses é um evento esportivo anual organizado e promovido dentro do contexto escolar com todas turmas e séries da instituição. Tem como objetivos principais favorecer o autoconhecimento, estimula competências e habilidades, melhora a concentração e atenção, estimula a criatividade, ajuda no entendimento da importância de regras e limites, contribui para o desenvolvimento de laços afetivos, promove a interação e o compartilhamento.

As competições são divididas em duas categorias. A infantil, que engloba alunos do sexto, sétimo e oitavo anos do Ensino Fundamental. A outra categoria é a juvenil, com a participação de alunos do 9º ano, 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio. Nesta edição, a turma do 9º ano A se sagrou campeão na categoria juvenil. Na infantil, a campeão foi a turma do 8º ano A.

De acordo com o Thales Vivan, 13, do 9º ano, a organização dos Jogos Interclasses do SESI, nesta edição, foi em conjunto. “Todos ajudando, seja presencialmente na escola ou online, via grupo do WhatsApp”. O estudante conta que a preparação começou com a escolha da camisa, “pois foi de desejo de quase toda a turma ter uma para o interclasse e além de tudo para guardar como lembrança”, disse.

Ainda segundo Vivan, foram adquiridos pompons e os chocalhos de garrafa pet, e alguns materiais para confecção dos objetos. “Estamos felizes porque nos consagramos campeões na categoria juvenil. Nos inscrevemos em todas as modalidades, algumas inclusive ganhamos 1º, 2º e 3º lugar, com isso conseguimos muitos pontos o que fez total diferença na pontuação final do JISESI”, comemora o jovem.

Segundo a aluna Sara Sena dos Santos, 13, do 8º ano, “desde o início estávamos focados em vencer e então decidimos participar em todas as categorias com o máximo de inscritos. Desta maneira conseguimos pontuar em várias modalidades o que fez a grande diferença no resultado final. Foram três dias intensos, com vários esportes tanto coletivos como individuais”.

Conforme a jovem, “esse interclasse foi sensacional, divertido e com a participação de muitos alunos. O que eu mais gostei foi a interação entre todas as turmas da escola, do 6º ano a 3ª série do médio, todos no mesmo ambiente, jogando, dançando e se divertindo”, pontuou Sara.

O professor de Educação Física e coordenador do JISESI, Silvio Luiz Vichroski ressaltou que esse ano contamos com uma grande participação e engajamento dos alunos, tinha bandeira, camisetas personalizadas, gritos de guerra, e muita torcida durante todo evento. Sinto que esses jogos atenderam às expectativas dos alunos, eles se preparam durante o ano todo para esses jogos, a rivalidade sadia esteve presente durante os três dias, o que deixa a competição ainda mais empolgante”, finalizou.

Para o gerente da unidade, Silvio Leite, o esporte, seja qual for, influencia no desenvolvimento saudável, além de ser uma ferramenta pedagógica imprescindível no ambiente escolar de forma curricular e extracurricular. Proporcionar este tipo de atividade com os alunos é uma forma de incentivar o desenvolvimento social e de habilidades no esporte”, concluiu.

No ponto de vista da coordenadora de educação da unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena, Aline de Souza, a iniciativa da escola e a parceria dos alunos e o apoio das famílias são fundamentais para a realização e o sucesso do JISESI, que completou uma década de criação. “Além de incentivar a prática esportiva, o evento fortalece o convívio social e interativo entre os alunos, além de ser mais uma ferramenta para o aprendizado e desenvolvimento curricular dos estudantes”, afirma.

 

 


Mais notícias

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim

SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem

SESI de Pimenta Bueno promove palestra de conscientização e prevenção à dengue

Simulados de provas são essenciais para os alunos, diz gerente de Educação