24 de January de 2023 - 17h04

Em visita à FIERO, deputada federal Cristiane Lopes reafirma compromisso com a indústria rondoniense

Interação e aproximação com a indústria para melhoria da qualidade de vida dos rondonienses, para propor pautas que venham a colaborar com o setor na Câmara Federal. Foi com este propósito que a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) provocou uma reunião e foi recebida pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé.

Thomé informou que a Confederação Nacional da Indústrias (CNI) prepara anualmente a Agenda Legislativa, documento em que são selecionados projetos de lei que impactam direta ou indiretamente na produção industrial e na economia brasileira, e que serve de referência para ação dos parlamentares, e entregue ao Congresso Nacional. O presidente explicou que a CNI possui o Conselho Temático de Assuntos Legislativos (COAL), que apoia os congressistas em apontar os melhores caminhos para aumentar a competitividade da indústria brasileira, acompanhando a elaboração de leis e monitorando temas de interesse do setor.

O presidente da FIERO garantiu que todo o trabalho realizado pelo COAL tem embasamento técnico, apontando o que realmente é melhor para estimular a produção da geração de emprego e renda no Brasil. Cristiane Lopes se mostrou interessada em conhecer mais detalhadamente este trabalho deste conselho, pois acredita que o que é vantagem para a indústria, traz benefícios para a população, pois abrem centenas de postos de trabalho, e isso movimenta a economia.

A deputada recebeu a agenda legislativa da CNI de 2022, e os cadernos setoriais desenvolvidos pela prefeitura da Capital, por meio da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH) em parceria com o governo estadual, que trata de um estudo dividido em 8 temas que abordam as oportunidades econômicas do município de Porto Velho e do Estado, com foco no desenvolvimento sustentável.

Qualificação profissional

Na reunião foram apontados os avanços que ocorrem com a qualificação da mão de obra. Nesta seara, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) contribui para a formação de profissionais especializados para a indústria. A deputada federal, disse que assim como uma boa parte dos jovens rondonienses, também foi aluna do SENAI. “Meu primeiro curso técnico foi nesta casa e sou grata pelo que aprendi, e precisamos incentivar que eles continuem sendo ofertados”, ressaltou.

Marcelo Thomé pondera que a FIERO/SENAI têm condições de fazer parcerias com o governo do estado, e acredita que esta agenda possa avançar. “Como conhecedora do nosso trabalho, contamos com seu apoio na construção desta parceria, e assim abrir o leque de cursos para que a mão de obra local seja absorvida, principalmente com a chegada de novas indústrias no Estado”, frisa.