18 de January de 2023 - 11h54

De instrutor a técnico da Coordenação de Educação SESI-SENAI Rondônia

A história do técnico Alexandre Custódio Silva,45, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) começou em 2013, quando veio do Acre para Porto Velho. Inicialmente como instrutor da área de Metalmecânica do SENAI CETEM e desde outubro de 2016 quando passou a atuar na Coordenação de Educação SESI-SENAI-RO (Cebep).

Aprovado via processo seletivo para o cargo de instrutor I na área de Soldagem, em 2013 para atuar nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados na hoje extinta escola SENAI Padre Marcelo Bertolusso, localizada no Bairro Areal em Porto Velho. Em outubro do mesmo ano, participou de outro processo seletivo e foi aprovado como instrutor II, para atuar com os cursos Técnicos na área de Metalmecânica.

Custódio conta que “permaneci nessa função até 2016, participando inclusive, da mudança da escola do Bairro Areal para o Distrito Industrial, com a inauguração do CETEM Prof. Dr. Volkmar Schuler. Em outubro de 2016 fui transferido para atuar na Cebep, exercendo a interlocução de diversos programas junto ao Departamento Nacional e realizando suporte técnico na área de educação profissional para todas as escolas do nosso estado, onde atuo até hoje”, disse.

Para Custódio, o SENAI tem sido um divisor de águas para sua vida e trajetória profissional, por lhe proporcionar a inserção no mercado de trabalho, onde iniciou como aprendiz na primeira empresa que trabalhou e permaneceu por sete anos, saindo como ferramenteiro. “Além disso, muitos conhecimentos que aprendi no SENAI, no curso de Aprendizagem Industrial, formaram a base para a minha atuação profissional e para a minha formação posterior, como Técnico em Mecânica (Nível Médio) e Tecnólogo em Soldagem (Nível Superior).

A qualidade dos cursos ofertados e as oportunidades que se abrem para os alunos egressos, devido à excelente aceitação e reconhecimento que o SENAI tem com as indústrias foram as motivações, de acordo com Custódio, que o fizeram procurar à instituição. “Foi no SENAI que fiz os cursos de Ajustador Mecânico (Aprendizagem Industrial) e de Ferramenteiro (Especialização Profissional) entre os anos de 1992 a 1995, na Escola SENAI Carlos Pasquale, localizada na cidade de São Caetano do Sul-SP.

Custódio, igualmente a todos que tiveram ou ainda têm o sonho de fazer um curso profissionalizante no SENAI, aconselha que “os interessados aproveitem ao máximo a oportunidade, pois só terão noção do valor da experiência de fazer um curso no SENAI mais tarde, quando já estiverem atuando no mercado e perceberem as verdadeiras vantagens e benefícios de ter formado uma base profissional sólida e de qualidade”, garante.

Sobre suas expectativas para o futuro, o técnico ressalta que são as melhores possíveis, pois acredita na educação profissional como a indutora do desenvolvimento para o país, e o Novo Ensino Médio nesse processo, é uma excelente ferramenta que irá proporcionar aos jovens o acesso à Educação Profissional, especialmente quando ofertado o Itinerário V, com todas as possibilidades de formação em diversas áreas de conhecimento.

Alexandre Custódio apresenta em seu currículo cursos de Formação Inicial e Continuada: Ajustador Mecânico e Ferramenteiro (formado pelo SENAI/SP); Técnico de nível médio: Técnico em Mecânica; Curso Superior: Tecnólogo em Mecânica – Modalidade Soldagem e Pós-Graduação em Docência da Educação Profissional e Tecnológica (formado pelo SENAI- CETIQT/RJ). Participa de diversos projetos do SENAI-DN, atuando como interlocutor da Saga SENAI de Inovação (Grand Prix SENAI de Inovação, DSPI – Desafio SENAI de Projetos Integradores e Inova SENAI), SENAI Lab, Lean Office, Lean Educacional, Olimpíada do Conhecimento (WorldSkills), Programa SENAI + Digital, Parcerias Nacionais, Rede de Mentoria Digital, Mundo SENAI (evento), Plataforma Adaptativa, entre outros.

Experiências profissionais anteriores

Iniciou as atividades profissionais como aprendiz de ajustador mecânico em 1992, depois promovido ao cargo de ferramenteiro e por fim, trabalhou como programador e operador de robô de soldagem, na Metalúrgica Dall´Anese, uma empresa de autopeças na cidade de São Caetano do Sul-SP.

No ano de 2001, a empresa mudou-se para o interior de São Paulo, e Custódio passou a trabalhar em outra empresa do mesmo segmento, Sodecia IMBE, localizada na cidade de São Paulo, atuando inicialmente como assistente técnico, depois como técnico de produto e chegando ao cargo de coordenador de Engenharia.

Atuou nessa empresa até 2005, quando foi transferido para a cidade de Manaus-AM, para atuar na mesma função na Sodecia da Amazônia, onde trabalhou até outubro de 2006. No mesmo ano, se mudou para o Acre onde atuou no ramo de prestação de serviços na área de controle de pragas, gerenciou uma empresa deste segmento até 2012.