IMPRENSA
18 de January de 2023 - 09h29

A- A A+

Faturamento, massa salarial e rendimento médio avançam em novembro

A estabilidade do emprego e do número de horas trabalhadas na produção, no entanto, não sugere novos impulsos na indústria de transformação

 

A pesquisa Indicadores Industriais, produzida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quarta-feira (18), mostra que os resultados do mês de novembro de 2022 não sugerem novos impulsos da indústria de transformação – considerando a pequena variação da utilização da capacidade instalada e das horas trabalhadas e a acomodação do emprego. No entanto, houve espaço e uma relativa estabilidade de preços para o avanço dos indicadores financeiros como faturamento, massa salarial e rendimento médio do trabalhador. Neste cenário, o faturamento avançou pelo segundo mês consecutivo e atingiu o ponto mais alto desde 2015.

 

O levantamento mensal, que teve início em 1992, identifica a evolução de curto prazo da atividade industrial, mais especificamente da indústria de transformação, por meio de variáveis como faturamento, emprego, remuneração e utilização da capacidade instalada. O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, ressalta a relevância do levantamento para o setor industrial.

 

>> Confira entrevista com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

 

“Esta pesquisa é muito importante porque acompanha variáveis fundamentais para a compreensão do cenário no qual a indústria de transformação se encontra. Com os resultados de novembro, já compreendemos o que houve em boa parte de 2022 e identificamos uma perda do ritmo de atividade nesse fim de ano, com relativa estabilidade do emprego, das horas trabalhadas na produção e da utilização da capacidade instalada. Ainda assim, apenas em dezembro poderemos completar esse quebra-cabeça”, explica Azevedo.

 

Falta impulso para maior crescimento, mas rendimentos do trabalhador e da indústria seguem positivos

 

Ainda de acordo com o gerente de Análise Econômica da CNI, a atual edição dos Indicadores Industriais, referente a novembro, apresenta um quadro em que a indústria mostra a falta de certos impulsos para continuar a atividade com crescimento. “Por outro lado, as variáveis ligadas ao rendimento do trabalhador e ao rendimento da própria indústria seguem bastante positivas”, avalia Marcelo Azevedo.

 

De acordo com o levantamento do mês de novembro, o faturamento real da indústria de transformação cresceu 1,4% em relação ao resultado de outubro, na série livre de efeitos sazonais. E na comparação com novembro de 2021, o faturamento teve crescimento de 9,9%. Além disso, com relação ao mercado de trabalho, as variáveis associadas à remuneração do trabalhador – massa salarial e rendimento médio – também avançaram e atingiram o ponto mais alto desde 2020.

 

A massa salarial real da indústria de transformação cresceu 1,0% na comparação com outubro, na série livre de efeitos sazonais, e o resultado do mês reverteu a queda de outubro (-0,5%). Na comparação com novembro de 2021, o crescimento da variável é de 6,8%. Já o rendimento médio real dos trabalhadores da indústria teve avanço de 1,0% em novembro de 2022, na comparação com outubro, na série livre de efeitos sazonais. Na comparação com novembro de 2021, o rendimento apresenta avanço de 6,0%.

 

Utilização da capacidade instalada registra avanço no período

 

O indicador Utilização da Capacidade Instalada (UCI) registrou estabilidade em novembro de 2022, com variação de 0,1 ponto percentual (p.p.), na comparação com outubro, para 80,3%, na série livre de efeitos sazonais. O indicador mede o percentual ocupado do parque industrial, e o avanço acontece após uma leve tendência de queda observada desde o fim de 2021. Apesar dessa tendência da UCI, o indicador está acima dos 80% desde março de 2021. E na comparação com novembro do mesmo ano, apresenta recuo de 1,0 p.p.

 

Horas trabalhadas e emprego industrial permanecem estáveis

 

As horas trabalhadas na produção ficaram praticamente estáveis em novembro de 2022, na comparação com outubro, ao registrar alta de apenas 0,1% na série livre de efeitos sazonais. A pesquisa destaca que, em setembro de 2022, o índice interrompeu a tendência de crescimento que seguia desde meados de 2021. Na comparação com novembro daquele ano, houve um crescimento de 1,3%.

 

O emprego industrial também permaneceu estável em novembro, após variação de 0,1% na comparação com outubro, na série dessazonalizada. O comportamento recente reforça a acomodação do ritmo de crescimento do emprego, que registrou sucessivas altas entre o segundo semestre de 2020 e o segundo semestre de 2022. Na comparação com novembro de 2021, a alta foi de 0,8%.


Mais notícias

Brasil leva maior delegação para mundial de robótica nos EUA com 140 estudantes

43 por cento dos brasileiros dizem que saúde pública deve ser prioridade do governo

SESI Lab comemora 64 anos de Brasília com entrada gratuita

Leilão de trecho BH-Juiz de Fora da BR-040 é passo importante para o setor rodoviário, avalia CNI