IMPRENSA
04 de April de 2023 - 10h51

A- A A+

SESI-SENAI-IEL de Cacoal em parceria com Sicoob promove atividade de incentivo à leitura e à escrita

Denominado “Contação de História” o projeto foi realizado com o objetivo de incentivar ainda mais aos alunos da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal, o amor aos livros, à leitura e à escrita a partir das práticas de oralidade inerentes à contação de histórias, incluindo a produção de textos, desta maneira ampliando o vocabulário, a criatividade e o raciocínio. 

 

A atividade, que contou com a participação dos professores e alunos das turmas do segundo ao quinto ano A e B do Ensino Fundamental 1, foi realizada por uma equipe do Sicoob de Cacoal com apoio da equipe pedagógica, coordenação de educação e gerência da unidade.

 

Os contadores de histórias foram unânimes na observação de que a leitura precisa fazer parte cotidianamente do acolhimento das crianças devendo ser feita sem improvisos, para ser uma experiência contagiante e de muita troca de experiências entre os participantes, permitindo que a ludicidade passe a fazer parte dia a dia da escola.

 

Os alunos adoraram a atividade e fizeram questão de comentar a história focada em economia, critérios na hora de gastar, a importância de guardar dinheiro, dentre outros, assim como a atitude dos personagens em relação a gastar ou não.

 

A atitude da menina foi muito legal e mostra para a gente que também podemos juntar um dinheirinho”, ressaltou a aluna Eduarda Dias, do 5º ano A. Já a Ágatha Folle, do 4º ano A, disse que gostou muito da história ‘Caio achou uma moedinha’, “a atitude do menino de guardar o dinheiro para uma prioridade que ele queria, e também gostei porque é uma história divertida e interessante, ela ensina a gente a guardar nosso dinheiro para algo que a gente queira ter”.

 

A aluna Cecília, do 2º ano A, não poupou elogios à história e a atitude do personagem Caio em economizar suas moedas para comprar a ração do seu gato. “Eu também posso economizar e guardar mais moedinhas que ganho, para comprar coisas”, completou o estudante Gabriel, do 2º ano B.

 

“Aprendi que a gente não pode ficar comprando tudo o que vê” afirmou com sabedoria o jovem Danilo, 2º ano B. “Achei muito legal e muito interessante a história que contaram, principalmente a parte que a mãe do Caio começa a pagar a ração do gato, eu amei a história”, finalizou Eva Sena, do 3º ano A.

 

A coordenadora de Educação da unidade, Rosiani Módolo destacou que o gosto pela leitura inicia pelo incentivo. “A criança quando observa que em sua volta a leitura está presente, a vontade de ler vai acontecendo naturalmente. A contação de histórias desperta a imaginação, amplia vocabulário, além de contribuir para o desenvolvimento das competências socioemocionais”.


Conforme o gerente Rodolfo Lentz a contação de história é de suma importância pois contribui para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, aumenta o vocabulário, auxilia no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e incentiva a criatividade e a curiosidade e consequentemente melhora suas capacidades de comunicação.

 

Lentz acrescentou que além de todos esses benefícios a contação de história e a leitura, estimula a imaginação, a oralidade e a escrita, sendo uma prática que exercita as conexões neurais da criança, fazendo com que ela se identifique com as situações e com isso desenvolva meios de lidar com seus sentimentos e emoções.

 

“Diferente da leitura comum, a contação de histórias permite que a pessoa improvise e que aconteça a interação com o ouvinte, o que torna tudo muito mais envolvente e prazeroso.  Não pode esquecer também que quem escuta história desde cedo, geralmente se torna um leitor assíduo, e esse hábito é superimportante na formação dos cidadãos”, finalizou o gerente.

 

 


Mais notícias

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Rondônia estão a todo vapor para as ações da Páscoa Solidária

Treinadores destacam evolução das equipes de robótica das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa e Vilhena

SESI-SENAI-IEL de Cacoal marca presença na Conferência de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável

FIERO celebra Dia Internacional da Mulher