IMPRENSA
04 de April de 2023 - 10h51

A- A A+

SESI-SENAI-IEL de Cacoal em parceria com Sicoob promove atividade de incentivo à leitura e à escrita

Denominado “Contação de História” o projeto foi realizado com o objetivo de incentivar ainda mais aos alunos da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal, o amor aos livros, à leitura e à escrita a partir das práticas de oralidade inerentes à contação de histórias, incluindo a produção de textos, desta maneira ampliando o vocabulário, a criatividade e o raciocínio. 

 

A atividade, que contou com a participação dos professores e alunos das turmas do segundo ao quinto ano A e B do Ensino Fundamental 1, foi realizada por uma equipe do Sicoob de Cacoal com apoio da equipe pedagógica, coordenação de educação e gerência da unidade.

 

Os contadores de histórias foram unânimes na observação de que a leitura precisa fazer parte cotidianamente do acolhimento das crianças devendo ser feita sem improvisos, para ser uma experiência contagiante e de muita troca de experiências entre os participantes, permitindo que a ludicidade passe a fazer parte dia a dia da escola.

 

Os alunos adoraram a atividade e fizeram questão de comentar a história focada em economia, critérios na hora de gastar, a importância de guardar dinheiro, dentre outros, assim como a atitude dos personagens em relação a gastar ou não.

 

A atitude da menina foi muito legal e mostra para a gente que também podemos juntar um dinheirinho”, ressaltou a aluna Eduarda Dias, do 5º ano A. Já a Ágatha Folle, do 4º ano A, disse que gostou muito da história ‘Caio achou uma moedinha’, “a atitude do menino de guardar o dinheiro para uma prioridade que ele queria, e também gostei porque é uma história divertida e interessante, ela ensina a gente a guardar nosso dinheiro para algo que a gente queira ter”.

 

A aluna Cecília, do 2º ano A, não poupou elogios à história e a atitude do personagem Caio em economizar suas moedas para comprar a ração do seu gato. “Eu também posso economizar e guardar mais moedinhas que ganho, para comprar coisas”, completou o estudante Gabriel, do 2º ano B.

 

“Aprendi que a gente não pode ficar comprando tudo o que vê” afirmou com sabedoria o jovem Danilo, 2º ano B. “Achei muito legal e muito interessante a história que contaram, principalmente a parte que a mãe do Caio começa a pagar a ração do gato, eu amei a história”, finalizou Eva Sena, do 3º ano A.

 

A coordenadora de Educação da unidade, Rosiani Módolo destacou que o gosto pela leitura inicia pelo incentivo. “A criança quando observa que em sua volta a leitura está presente, a vontade de ler vai acontecendo naturalmente. A contação de histórias desperta a imaginação, amplia vocabulário, além de contribuir para o desenvolvimento das competências socioemocionais”.


Conforme o gerente Rodolfo Lentz a contação de história é de suma importância pois contribui para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, aumenta o vocabulário, auxilia no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e incentiva a criatividade e a curiosidade e consequentemente melhora suas capacidades de comunicação.

 

Lentz acrescentou que além de todos esses benefícios a contação de história e a leitura, estimula a imaginação, a oralidade e a escrita, sendo uma prática que exercita as conexões neurais da criança, fazendo com que ela se identifique com as situações e com isso desenvolva meios de lidar com seus sentimentos e emoções.

 

“Diferente da leitura comum, a contação de histórias permite que a pessoa improvise e que aconteça a interação com o ouvinte, o que torna tudo muito mais envolvente e prazeroso.  Não pode esquecer também que quem escuta história desde cedo, geralmente se torna um leitor assíduo, e esse hábito é superimportante na formação dos cidadãos”, finalizou o gerente.

 

 


Mais notícias

Trote Literário movimenta alunos do curso de Redes de Computadores do SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura