05 de April de 2023 - 13h29

SENAI-RO, Energisa e Forças Armadas entregam certificados a formandos de três turmas do Soldado Cidadão

Três turmas do projeto Soldado Cidadão participantes do curso de Eletricista de Redes de Distribuição de Redes de Energia Elétrica, ministrado na unidade SENAI CETEM, em Porto Velho, receberam nesta terça-feira, 4, os respectivos certificados de conclusão, durante cerimônia realizada no auditório da Energisa, na capital.

A solenidade contou com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, do diretor regional do SENAI, Alex Santiago, do gerente de educação básica e profissional do SESI-SENAI e IEL, Jair Coelho, do diretor-presidente da Energisa, André Theobald, do comandante da 17ª Brigada de Infantaria e Selva, do general Flávio Moreira Mathias, do subcomandante da Base Aérea coronel aviador Leonardo dos Passos de Araújo.

Em breve pronunciamento, o presidente da FIERO expressou sentimento de gratidão por essa parceria, e pelos resultados que a Energisa entrega ao Estado. “Essa solenidade celebra o compromisso que a empresa tem com as pessoas, e isso reafirma sua responsabilidade social, em especial no recorte Rondônia”, disse. Ressaltou a sensibilidade dos comandantes do Exército e da Aeronáutica, em entender e oportunizar a eles o curso, enalteceu também a turma formada apenas por mulheres, que estão aptas a trabalhar em um setor novo. Reafirmou que os alunos recebem o diploma do melhor SENAI do Brasil em qualidade de ensino profissional.

O diretor-presidente da Energisa, agradeceu a parceria entre o SENAI e com as forças armadas, pois desde que a empresa se instalou no Estado, já passaram pelos cursos do SENAI, mais de 5 mil pessoas, e que ajudam no processo de transformação e modernização da geração de energia em Rondônia. Destacou o Projeto Soldado Cidadão com um case de projeto de trabalho em equipe que resultou num bem maior para o setor elétrico no Estado.

O comandante da 17ª Brigada de Infantaria e Selva, general Flávio Moreira Mathias e o subcomandante, tenente-coronel aviador Leonardo dos Passos de Araújo agradeceram e parabenizaram o SENAI e sua equipe que tanto contribuíram para a qualificação dos soldados e da turma formada exclusivamente por mulheres, e a empatia da Energisa em proporcionar este curso aos formandos. Também ressaltaram o empenho de cada um dos participantes dos cursos e a amplitude do programa Soldado Cidadão.

A formanda Sara Rodrigues tem motivos para comemorar. Ela está em fase final de contratação pela Energisa, e aguarda para os próximos dias já poder atuar na sua nova profissão. Sara contou que se sente orgulhosa por fazer parte de uma turma que quebra paradigmas, pois até então a função de eletricista de redes era tida como exclusivamente ocupada por homens. “Me sinto grata e agradeço ao SENAI pelo ótimo curso, e aos instrutores que, apesar da exigência, sempre nos incentivaram ao longo das aulas”, afirma.