30 de March de 2023 - 08h44

SENAI conta com representante no Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Cacoal

Como membro representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) no Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Cacoal (COMDEC), o gerente da unidade SESI-SENAI de Cacoal, Rodolfo Lentz Corrêa participou de reunião ordinária nesta terça-feira, 28, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

O encontro teve como pauta a apresentação do Planejamento Estratégico 2023, o calendário de plenárias e os planos de ação das Câmaras Técnicas.

De acordo com Lentz, o Conselho foi instituído para atuar como órgão consultivo, tendo como objetivo no âmbito de sua competência, formular, analisar, emitir parecer e cobrar a execução das políticas municipais de desenvolvimento econômico.

Lentz explicou que propostas de ação serão apresentadas nas assembleias consultivas no decorrer do ano. "Nesta reunião me apresentei e disse que recentemente assumi a unidade de Cacoal e o SENAI conta com serviços que contribuem para o desenvolvimento do município", disse.

Conforme o gerente, o COMDEC tem um papel importante no município, pois identifica problemas, busca soluções e sugere critérios ou diretrizes para a geração de emprego e fortalecimento da economia. Exerce o intercâmbio permanente com os demais órgãos: municipal, estadual e federal, organismos internacionais, instituições financeiras, visando à melhor execução de política municipal de desenvolvimento econômico, dentre outras ações.

“Outros pontos de destaque são as propostas para o estabelecimento da política de incentivos fiscais, tributárias, visando à atração de novos investimentos, além da expansão, modernização e consolidação das existentes e também identificar problemas, buscar soluções e sugerir critérios e/ou diretrizes para a geração de emprego e fortalecimento da economia”, pontuou Lentz.

A ideia, conforme o gerente da unidade SESI-SENAI de Cacoal, é apresentar para o Conselho o portfólio dos cursos disponibilizados pelo SENAI, que formam profissionais para 28 áreas da indústria, desde a iniciação profissional, passando pela qualificação, curso técnico e aperfeiçoamento, além da aprendizagem industrial.

“Atuamos em Rondônia desde 1987 e formamos mais de 150 mil trabalhadores em todo o estado. Esse resultado só foi possível porque o SENAI aposta em formatos educacionais diferenciados e inovadores, que vão além do tradicional modelo de educação presencial, em suas oito unidades fixas (nas cidades de Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, e Vilhena) e quatro unidades móveis nos 52 municípios”, pontuou Lentz.

Além do SENAI, o Conselho conta com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cacoal (CDL); Associação Comercial de Cacoal (ACIC); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Ordem dos Advogados do Brasil – OAB –Subseção de Cacoal-RO.