05 de April de 2023 - 12h09

SENAI CEET de Porto Velho reúne empresários da panificação para palestra sobre Boas Práticas

Com o objetivo de apresentar boas práticas de manipulação, prestar esclarecimentos sobre e-Social e apresentação da Clínica Tecnológica da Panificação, a unidade do SENAI CEET, de Porto Velho, em parceria com SESI Clínica, a área de Relações com Mercado e o Sindicato das Indústrias de Panificação de Rondônia (Sindipan-RO), realizou nesta terça-feira, 4, café da tarde para empresários do setor.

O encontro contou com a participação de representantes da Vigilância Sanitária, os fiscais Ludson Santiago, Marcelo Mourão e Márcio Jean, que ministraram palestra com os temas modalidades de fiscalização (Busca ativa, inspeção de rotina e apuração de denúncia), documentação para Regularização Sanitária. Também abordaram quais as infrações sanitárias mais recorrentes, a falta ou uso de Alvará Sanitário vencido, comercialização de produtos vencidos, dentre outros.

O objetivo das Boas Práticas, conforme explicação dos fiscais, é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados. O termo de “boas práticas” tem sido utilizado para definir o conjunto de ações que visam o bom processamento ou beneficiamento de produtos (OMS, 2006), São práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a venda para o consumidor.

Na sequência, o coordenador de Saúde e Segurança do SESI Saúde PVH, Edson Mugrave de Oliveira II, falou de eventos de SST no e-Social, o enquadramento das empresas pelo porte (Microempreendedor individual (MEI), Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP), grau de risco e quais as obrigações em função dessas informações.

Mugrave explicou sobre cada evento, S-2210, S-2220, S 2230 e o S-2240 e como o SESI está atuando em apoiar a indústria no envio dessas informações utilizando o Sistema Nacional S+, que é o Sistema do SESI, que todos os estados utilizam para elaborações dos serviços de SST, programas, laudos, exames e relatórios.

Já o articulador da área de Relações com Mercado, Erivelto Carlos Oliveira Araújo apresentou a Clínica Tecnológica em Panificação. “Essa é uma demanda dos empresários que o SENAI vai atender. São treinamentos específicos ministrados por um instrutor in loco, ou seja, na panificadora, com curta carga horária, e com isso o custo fica mais baixo para o empreendedor”, explicou.

Araújo acrescentou que a Clínica é voltada para unir, não apenas a parte dos conhecimentos para que os colaboradores do setor da panificação e confeitaria, mas principalmente com foco na produtividade. “É uma consultoria na qual conseguimos fazer essa mescla. As rotinas acontecem a partir das temáticas e demandas advindas do empresário. Temos um momento coletivo com todos os funcionários e empresas para que absorvam as informações e no segundo momento vamos trabalhar a realidade deste profissional com os equipamentos que ele está habituado no dia a dia”.

De acordo com a gerente do SENAI CEET, Fabiana Amaral, a iniciativa é pertinente porque focou nas boas práticas que diminuem consideravelmente o perigo de contaminação e misturas inapropriadas nos alimentos; asseguram a qualidade dos processos e das atividades; garantem a boa reputação da empresa; demonstram que a indústria produtora de alimentos se preocupa com o consumidor.

Fabiana comentou que a iniciativa foi bem recebida pelos empresários e também pelo presidente do Sindipan-RO, José Balbino. “Como parte da programação, foi oferecido um café da tarde com degustação de pães produzidos pelos alunos de aprendizagem, que tiveram um momento de apresentar seu trabalho para os empresários. Eles falaram das técnicas de como cada pão e modelo foi feito. Também contamos com a participação do professor de Panificação do SENAI-RO, Cleiton Guimarães”.

Segundo o presidente do Sindipan-RO, José Balbino, ações como essa reunião para tratar de assuntos de interesse do setor são fundamentais, pois representam a oportunidade de troca de informações e esclarecimento de dúvidas.

“Parabenizo a iniciativa do SENAI que mais uma vez demonstrou estar atento às nossas necessidades. Aqueles que participaram, sem dúvida, ficaram satisfeitos e já se criou a expectativa de novos encontros sejam realizados com a abordagem de tantos outros assuntos de interesse da panificação. Nós do Sindipan buscamos o diálogo franco, honesto e aberto e com essa parceria todos ganham, as empresas e os clientes, pois estamos sempre buscando nos adequar com as normas”, afirmou Balbino.

De acordo com o empresário Daniel de Cristo da Silva, Panificadora Pão & Cia do Norte, “o presidente Balbino sempre atento às demandas da categoria convocou os empresários para um bate-papo com vigilância sanitária, SESI Clínica, e SESI.com o intuito de levar esclarecimentos sobre fiscalizações e principalmente orientar os empresários aos procedimentos de higiene e manipulação de alimentos”, comentou.

O ex-aluno do SENAI-RO e fundador e proprietário da indústria Pão da Terra Congelados, Rogério Siqueira, ressaltou que “o encontro foi impar para o nosso setor, porque tivemos a oportunidade de participar de uma reciclagem de boas práticas de fabricação ministrada por fiscais da Vigilância Sanitária”.

“E o mais especial deste café da tarde foi a troca de informações e experiências com outros empresários do segmento e constatamos que não estamos sozinhos, tanto nos problemas diários como nas soluções. Ficamos também satisfeitos porque temos e contamos com uma entidade comprometida, que é o Sindipan-RO, sempre atuante na gestão do presidente José Balbino. Nossa expectativa é que outros eventos como esse acontecem, pois é disso que o segmento da panificação precisa, ou seja, darmos às mãos e que um possa fortalecer o outro”, pontuou Siqueira.