20 de April de 2023 - 12h23

SESI Saúde de Ji-Paraná realiza ação alusiva ao Abril Verde

Conscientizar todos os colaboradores das empresas na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Com esses objetivos a coordenadora Neli Dias, o engenheiro de Segurança do Trabalho, João Paulo e a técnica em Segurança do Trabalho, Crislaine da Silva Paula, da unidade SESI Saúde de Ji-Paraná realizaram ações do Abril Verde para todos os colaboradores da indústria Castanhas de Rondônia (Oliveira e Marilac).

Neli Dias ressaltou que em decorrência dos acidentes e mortes relacionados ao trabalho, que foram levantados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) nos últimos anos, surgiu o Movimento Abril Verde. “Uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho”, comentou.

João Paulo e Crislaine da Silva frisaram que o movimento é uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril. “O SESI Saúde integra essas ações e tem o mesmo objetivo, ou seja, sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável. Além disso, busca-se chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que muitas vezes são evitáveis”, explicaram.

A colaboradora Valdenora Duarte da Silva, que atua na função de abastecedor de máquinas de produção há 14 anos na empresa, destacou a importância das ações do Abril Verde. “É fundamental mantermos a segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho e a prevenção é essencial, porque orientando e conscientizando os colegas evitaremos incidentes e acidentes”, disse.

Ela citou como exemplo, “ao observar um objeto atrapalhando a passagem do colega de trabalho devemos retirar do local, pois às vezes está fora do campo de visão da pessoa e por conta de uma distração ou deslize pode ocorrer um problema. Por isso devemos manter nossa segurança para trabalharmos e ao fim do expediente cada um retornar para casa e o convívio com a família”, alertou Valdenora, que comprovou ter absorvido as informações repassadas pelos profissionais do SESI.

Segundo a gerente da unidade, Cintia Aparecida Alves um ambiente de trabalho minimamente seguro precisa atender a uma série de normatizações técnicas e parâmetros estabelecidos pela lei, mas basicamente é preciso ter uma série de políticas de prevenção, com o objetivo de antever possíveis acidentes e doenças provocadas pelo exercício do trabalho. “Deve haver o controle de riscos ocupacionais, a ergonomia e a adoção de medidas protetivas, como equipamentos de proteção coletiva e individual. Daí a importância do trabalho de conscientização realizado pela nossa equipe nas indústrias junto aos trabalhadores e empresários”, reforçou.