03 de April de 2023 - 09h34

Recrutamento, seleção de estagiários, capacitação empresarial e executiva são expertises do IEL-RO

Com forte atuação nas áreas da capacitação empresarial e executiva, desenvolvimento empresarial, pesquisa e estágio, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), um dos braços da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), atua também no aperfeiçoamento da gestão e encaminhamento de estagiários para o mercado de trabalho, além de consultorias para empresas de todos os portes, contribuindo para a geração de novos negócios, inovação e consequente aumento da competitividade da indústria em diversos segmentos.

O IEL-RO oferece amplo portfólio de serviços e ações. Na área de interação universidade/empresa, a entidade oferece estágio supervisionado, recrutamento e processo de seleção de candidatos. O Instituto dá suporte para as organizações em todas as etapas do programa de estágio, que vai desde a gestão do contrato até a capacitação dos estagiários.

Conforme o gerente de Educação SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, ao iniciar o estágio supervisionado, o estudante tem a oportunidade de colocar em prática os conteúdos teóricos aprendidos em sala de aula, atuando diretamente com profissionais da área.

Coelho lembrou que o Instituto trabalha também com recrutamento e seleção de profissionais para FIERO, SESI e SENAI, atendendo demandas de vagas solicitadas. “O IEL-RO faz todo processo de seleção e recrutamento, encaminhando os candidatos selecionados para uma entrevista junto à empresa, para que esta possa escolher qual candidato possui perfil mais adequado à vaga antes da contratação”, comentou.

Outro ponto que o gerente citou é que a entidade atua em conformidade com a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, o IEL-RO não possui contratos que excedam a duração de dois anos, independentemente do nível de escolaridade. A empresa contratante deverá informar a duração do contrato de estágio, que melhor lhe atenda dentro desse período.

A divulgação das etapas do processo seletivo e a tramitação de convocação, são todas feitas no Portal IEL-RO. O processo é acompanhado pela área de Recursos Humano e dos gestores da área da vaga solicitada. As vagas disponíveis são divulgadas no portal e são encontradas na aba de editais.

O superintendente do IEL-RO, Alex Santiago ressaltou que a instituição promove a interação da indústria e dos industriários com centros de conhecimento que contribuem para o aumento da competitividade e do desenvolvimento sustentável, colabora com o fortalecimento e a difusão do empreendedorismo e investe no aprimoramento da gestão e da educação empresarial.

De acordo o Santiago, o IEL trabalha para ser uma fonte de inspiração às empresas com foco na realização, pois é nela que se traçam os caminhos para o futuro. “Hoje, a vantagem competitiva está em aprender com rapidez, adaptar-se às mudanças que ocorrem em uma velocidade exponencial, decifrar o mundo dos negócios digitais e principalmente, desvendar os códigos de comportamento que movem as pessoas de alto potencial, ou seja, os líderes que levarão as empresas ao sucesso”, disse.

Para mais informações sobre o programa de estágio, o contato pode ser feito pelos números 3216-0102 ; 3216-3408 ou pelo e-mail iel.estagio@fiero.org.br. Já se uma empresa estiver interessada em contratar este serviço, o contato para informações pode ser com o setor de Relações Com Mercado do SESI-SENAI-IEL pelo número 3216-4404. O candidato que encontrar dificuldade para acessar o portal e realizar sua inscrição, pode entrar em contato através do telefone 3216-3426 ou via o e-mail processo.seletivo@fiero.org.br.