03 de April de 2023 - 17h02

FIERO e Governo se unem para fortalecer a indústria rondoniense

O fortalecimento da economia estadual, a necessidade de qualificação profissional e investimentos em inovação foram os temas de novo encontro entre o Conselho de Representantes da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) com o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Sérgio Gonçalves e sua equipe de técnicos, realizado nesta sexta-feira,31.

O superintendente do SESI-IEL e diretor regional do SENAI, Alex Santiago, apresentou alguns resultados da área educacional do SESI e mostrou o projeto da escola SESI de Referência, criando uma nova estrutura física diferenciada que favoreça a interação entre os alunos e a construção de novas experiências, alinhada ao projeto pedagógico da Rede SESI. Também discorreu sobre o projeto do Hub de inovação do SENAI e por fim, os projetos de hidrogênio verde, a partir da eletrólise, que vem a ser a divisão das moléculas da água através de uma corrente elétrica.

O presidente da FIERO Marcelo Thomé afirma que a ideia de elaborar a proposta de projeto de hidrogênio verde serve para colocar Rondônia na vanguarda do tema de transição energética e geração de energia limpa transportável, e o mundo quer comprar hidrogênio verde. “Nenhum estado da Amazônia Ocidental se colocou como a gente se propõe a colocar. Rondônia seria pioneira em estruturar inteligência para atração de investimentos, buscando quais são as barreiras e oportunidades para que a produção de hidrogênio verde seja possível”, afirma.

Na reunião, o titular da SEDEC e sua equipe apresentaram a estrutura da secretaria, que está dividida em oito eixos de atuação e que são a base do planejamento de ação da pasta. Ela está dividida nas coordenadorias de micro e pequenas empresas, inovação, comércio, serviços e agronegócio, atração de investimento e comércio exterior, parcerias e concessões, geointeligência de dados econômicos, defesa do consumidor e trabalho, emprego e renda. Técnicos da SEDEC, que acompanharam o secretário na reunião, explicaram cada um dos eixos aos membros do conselho da FIERO. “Não são projetos estáticos, eles são dinâmicos e podem sofrer ajustes, conforme verificarmos as necessidades pontuais”, explica o secretário.

A falta de qualificação de mão de obra para atender as demandas foi um dos pontos elencados por alguns dos conselheiros da FIERO presentes à reunião. Neste ponto, o SENAI está consolidado e possui estrutura adequada para entregar pessoal capacitado e atender a indústria. Neste ponto, o secretário enfatizou  que “o SENAI já é um parceiro do governo por meio de contratos e acordos de cooperação, onde há cursos disponibilizados em parceria”, reforça Gonçalves.