IMPRENSA
20 de April de 2023 - 14h26

A- A A+

Alunos do SESI Lagoa participam de oficina de cinema

Conhecer a história de como surgiu o cinema. Com esse objetivo, alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II da unidade SESI de Porto Velho, participam de uma oficina de cinema, ministrada pelo cineasta e ator Jair Rangel, o Pistolino. O ciclo iniciou nesta quarta-feira, 19 e se estende nesta quinta-feira, 20. De acordo com a coordenadora pedagógica, Juliane Loubach, esta oficina está inserida nas disciplinas de Artes, História e Empreendedorismo e Ética.


A oficina foi dividida em dois momentos. No primeiro dia, foi contada a história do surgimento da arte e sua evolução ao longo dos anos, desde a película ao digital e efeitos especiais. No segundo dia, lançou uma proposta de cada um desenvolver uma história a partir de um tema de escolha dos alunos. “Ao final, quero juntar todas as ideias e criar um roteiro. Cada um produzir uma cena, para ao final desenvolver um roteiro de cinema”, explica.


Nestes dois dias Pistolino vai mostrar como surgiu o cinema, como era sua projeção em película. Para ilustrar a oficina, o cineasta levou várias filmadoras e demais equipamentos, desde as mais antigas até algumas atuais. “Vou apresentar como surgiu a ideia do cinema e fazer um histórico desta arte que iniciou com os irmãos Lumière até os dias atuais”, argumenta.


Pistolino também contou como ocorreu seu primeiro contato com o cinema, que foi por intermédio do irmão mais velho, que gostava de filmes e o levava junto para assistir os filmes. “Desde então, eu comecei a colecionar recortes sobre o tema e também comecei a fazer brincadeiras que remetiam a filmes e atores”, comenta. Hoje, ele já fez diversos documentários e cinema curta-metragem com projeção nacional.

 

Os alunos estavam empolgados com a oficina. Como é o caso de João Felipe Soares Cortes, da turma do 8º ano B, que um dia diz querer ser ator. “Sempre gostei de filmes, séries e animação. Faço pesquisas sobre o tema e gostaria de ser ator para poder eu mesmo ver meus filmes”, comenta. Ação, aventura e mistérios são seus gêneros favoritos. Julia Setta, do 9º ano B disse que gostaria de saber fazer cinema. “Acho interessante e quero aprender sobre a dinâmica e todos os processos desde a filmagem, produção e edição dos filmes”, argumenta.


Isabely Almeida, também da turma do 9º B disse que fazer roteiro é o que mais lhe chama atenção. “Nunca pensei em atuar, mas gosto de escrever. E gostaria de inovar, pois tem muitos filmes que no meio a gente já sabe como vai terminar. Eu queria ter a oportunidade de escrever roteiros que surpreendessem aqueles que fossem assistir ao filme”, comenta.


Para a gerente da unidade, Fabiana Amaral, a oficina desperta a curiosidade e trabalha a imaginação dos alunos. “Por isso associamos essa atividade às disciplinas de Artes, História e Empreendedorismo. Queremos estimular também a criatividade nos nossos alunos a partir dessas iniciativas extracurriculares”, informa. 


Mais notícias

SUDAM promove oficina na FIERO para redução de imposto para pessoa jurídica

Fintech apresenta soluções financeiras para a indústria

Presidente da FIERO participa do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia em Bogotá

FIERO cumpre seu papel em apoio a indústria rondoniense