IMPRENSA
26 de April de 2023 - 14h07

A- A A+

Câmara setorial da construção será espaço para diálogo

A instalação da Câmara Setorial da Construção de Rondônia com a presença de representantes da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), dos Sindicatos das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon-RO e Sinduscon-PVH), da Indústria Pesada (Sinicon), Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil (Sticcero), centrais, sindicais, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho, ocorreu nesta quarta-feira, 26, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Porto Velho.


O evento, que teve a participação de empresários, entidades e autoridades ligados ao segmento, dentre eles, o auditor-fiscal do Trabalho, Rubens Patruni, que abordou temáticas importantes, a exemplo das Normas Regulamentadoras 01 e 18, modalidades de contratação, e-Social, e outras questões pertinentes ao setor que em envolvem à segurança e saúde do trabalhador.


Marcos Pires, que responde pela vice-presidência do Sinduscon de Porto Velho, acredita que estas orientações, principalmente ligadas à NR 1 e NR 18 da construção civil, normas que visam à saúde dos trabalhadores, servem de alerta para que as empresas incluam no custo das obras todo o investimento voltado ao bem-estar e segurança dos seus funcionários. “É necessário que empresas de todos os portes adequem custo da obra ao cumprimento das normas”, afirma.


A presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Elzilene do Nascimento Pereira, falou em nome dos trabalhadores e vê na criação da câmara setorial, que congrega os representantes governamentais, patronais e dos trabalhadores, como uma vitória, pois será um espaço de diálogo sobre as questões que envolvem a segurança, a fim que se evite acidentes durante o trabalho e possíveis doenças ocupacionais. “Por outro lado, o trabalhador também tem ciência da importância de estar protegido durante suas atividades laborais”, diz.


Já o auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho em Rondônia (SRTb-RO), Juscelino Durgo, acredita que o ambiente é favorável para debater quanto ao nivelamento das empresas na aplicação das NR 1 e NR 18 e na questão da formalidade dos empregos no setor. “O objetivo principal é conscientizar as empresas de que investir em segurança é sinônimo de redução de acidentes de trabalho. Já do lado do trabalhador, se deseja que ele se sinta mais seguro para desempenhar suas atividades”, explica.


O Ministério do Trabalho também vai agir para garantir uma padronização entre as empresas a fim de corrigir distorções de investimentos por parte das contratantes. “O que queremos evitar, é a concorrência desleal por parte daqueles em que não têm essa preocupação e não promovem investimentos em segurança no ambiente laboral”, pondera Juscelino Durgo.


Mais notícias

47 por cento da população avalia sua qualidade de vida como boa ou ótima, aponta pesquisa da CNI

FIERO presente no Rondônia Day

Exportações da indústria de transformação têm o segundo melhor resultado da série histórica em 2023

Novo Brasil Mais Produtivo é lançado na FIERO e promete revolucionar a produtividade das micro, pequenas e médias indústrias