IMPRENSA
25 de April de 2023 - 11h02

A- A A+

Alinhadas com o Departamento Regional unidades SESI-SENAI promovem ato Paz na Escola

Na última quinta-feira, 20, pela manhã e tarde, alunos e professores das unidades SESI-SENAI-IEL do Departamento Regional de Rondônia, vivenciaram uma ação simbólica em prol da paz nas escolas com os slogans “Sou SESI, sou da paz” e Sou SENAI, sou da paz”.

Nas unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa e CEET, em Porto Velho, o coronel PM Marcos Freire ministrou palestra preventiva contra violência na escola. O oficial ressaltou que a cultura de paz nas escolas é essencial, pois corrobora o combate aos diversos tipos de violência. A gerente Fabiana Amaral explicou que junto aos alunos foi trabalhando a valorização da vida. “Pode ser uma ação simples, mas transmite confiança para os nossos alunos, familiares, professores e funcionários. Tomamos medidas de segurança, porém, sem esquecermos de fortalecer a paz e por isso, no final, nos reunimos para um abraço coletivo na frente da nossa unidade". 

A unidade SESI de Nova Mutum reuniu os estudantes para falar da importância da paz e incentivou a troca de abraços e a entrega de cartões com o dizeres “Sou SESI, sou da paz”. A pedagoga Ana Paula comentou que “os alunos entenderam que o nosso intuito foi conscientizá-los que a escola é um lugar de amor, de aprendizado, de amizade, de fraternidade e não de violência, e se sentiram orgulhosos em dizer que são do SESI e da paz”, disse.

O SENAI CETEM participou do “Sou SENAI, sou da paz”, com atividades organizadas pela turma de mecatrônica, que produziu cartões e Correio Elegante da Paz com frases motivacionais para entregar aos demais estudantes. O gerente Cleber Santos comentou que a escola está engajada neste movimento e que vai continuar conscientizando os alunos com palestras e também com o apoio dos professores, instrutores, equipe pedagógica e funcionários.

Também no dia 20, o SESI-SENAI-IEL de Cacoal realizou a ação “Sou SESI, sou da paz” para estimular os valores como respeito, educação, ética, convivência, diálogo e cooperação, enfatizando elementos para um ambiente escolar saudável. Segundo o gerente Rodolfo Lentz, “Na nossa unidade, as atividades propostas tiveram como objetivo tranquilizar funcionários e estudantes, mostrando que o ambiente escolar é um espaço agradável e seguro”, comentou.

No dia 20, policiais estiveram na unidade SESI-SENAI-IEL de Ji-Paraná e conversaram com a equipe transmitindo orientações técnicas e de segurança. Neste dia não aconteceram aulas presenciais. “Foi um momento que trouxe alívio para a equipe e a nossa expectativa é que o movimento pela paz na escola se fortaleça ainda mais entre os nossos alunos”, pontuou a gerente Cintia Alves.

A ação na unidade SESI de Pimenta Bueno aconteceu nesta segunda-feira, 24, com a presença de um delegado de polícia Bruno Lins Cavalcante Couto, abordou o tema da paz nas escolas com a palestra Livre Arbítrio. “Alunos das turmas do Ensino Fundamental II, professores, funcionários e familiares, certamente, estão ainda mais cientes da importância de cuidarmos uns dos outros, de darmos atenção e de nos respeitarmos mutuamente, pois nosso objetivo é conscientizar sobre a importância da paz, da união, da fraternidade na escola, no trabalho, na sociedade e na vida em geral”, comentou o gerente Diógenes Pierre.  

O SENAI de Ariquemes fez parte do movimento “Sou SENAI, sou da paz” com a realização de conversas com os pais, alunos e toda a equipe da escola. “Difundir a paz é algo que devemos fazer, não apenas como educadores, mas como cidadãos e devemos nos engajar para fortalecer essa filosofia, por isso pretendemos promover sempre diálogo com os estudantes da nossa escola, afinal, somos todos SENAI e certamente somos todos da paz”, exultou a gerente Ângela Bim.

No SESI-SENAI-IEL de Vilhena, conforme explicou o gerente Silvio Leite “tivemos também uma ação com a equipe da polícia civil da cidade, que trouxe informações técnicas e importantes para nossa equipe de professores e também uma mensagem alusiva ao tema paz na escola para nossos alunos”. Para Leite, a iniciativa foi positiva, pois os estudantes ficaram cientes do quanto a amizade e o respeito ao outro são fundamentais para o fortalecimento da paz, não apenas na escola”, falou.

O gerente de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL, Jair Coelho parabenizou a integração de todas as unidades e lembrou que a escola é o espaço para a construção de diferentes saberes, é ensino e é aprendizagem, é afeto e é diálogo, é respeito e colaboração. Escola é alegria, é vida”.

Já o superintendente do SESI-IEL e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago acrescentou que a mudança do mundo se dá pelas transformações sociais, pelo aperfeiçoamento das relações humanas, pela sensibilidade, pela cooperação, pela tolerância, pelo equilíbrio, para o fim dos conflitos, e pela paz. 


Mais notícias

Presidente da FIERO participa do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia em Bogotá

FIERO cumpre seu papel em apoio a indústria rondoniense

Prejuízos do ‘Brasil Ilegal’ somaram em todo o país R$ 453,5 bilhões em 2022

47 por cento da população avalia sua qualidade de vida como boa ou ótima, aponta pesquisa da CNI