IMPRENSA
24 de April de 2023 - 10h24

A- A A+

Rede de observatórios faz sua primeira reunião

O observatório da indústria rondoniense a ser efetivado pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) está entre os nove credenciados para atuar em conjunto ao Observatório Nacional da Indústria, instrumento desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A rede tem como objetivo potencializar a atuação do Sistema Indústria e induzir o desenvolvimento e a competitividade do Brasil. O credenciamento ocorreu durante a primeira reunião dos Observatórios da Indústria do País, em Brasília.


Para técnico especialista da FIERO, José Afonso Costa Pimentel, a criação da rede de observatórios é considerada um marco histórico para o Brasil. Ela possibilitará uma ligação entre os Departamentos Regionais (DRs) e servirá para promover uma convergência de expertises, portfolios, mão de obras e muito mais, criando uma rede interligada, evitando os possíveis retrabalhos, ou seja, que dois estados estejam realizando o mesmo trabalho com a mesma finalidade. “A economia de tempo e mão de obra de poder replicar as ações dessa forma, nos tornam muito mais assertivos e pontuais”, diz.


Pimentel explica que a rede prospectiva de inteligência estratégica multidisciplinar e colaborativa, construirá uma nova cultura institucional que potencialize competências e resultados para potencializar negócios da indústria. “Além da construção dessa imensa “big data” com dados robustos de diversas áreas, permite trabalhar as prospecções já com todos os possíveis cenários e soluções”, reforça.


Os participantes do encontro tiveram a oportunidade de participar de uma imersão completa, em diversos setores como, mercado, economias prospectivas, economia verde e outros, com detalhamento da operação de cada um, seus trabalhos realizados, forma de apresentação, coleta de dados e criação dos painéis. “Foi esclarecedor, um aprendizado sem tamanho, e uma sinergia entre a equipe e seu propósito de rede, e integrar todos os DRs. Rondônia tem muito a crescer e desenvolver em todas as áreas através desse projeto, criar parcerias e se aproximar cada vez mais das instituições locais, sejam elas setor privado ou público, em pouquíssimo tempo. O observatório da indústria será a referência na coleta de dados do estado”, ressalta Pimentel.


Sobre o Observatório Nacional da Indústria


Inaugurado em 2022, o Observatório Nacional da Indústria, que reúne 209 bases de dados com informações de mercado de trabalho, educação, economia, meio ambiente, saúde e logística. A missão é antecipar cenários futuros e orientar o planejamento estratégico das empresas no país.


Além disso, as bases de dados permitem construir análises e produzir estudos para a expansão do setor industrial. O ecossistema do Observatório Nacional da Indústria transforma dados em informações consistentes e prontas para consumo.

 


Mais notícias

Novo Brasil Mais Produtivo é lançado na FIERO e promete revolucionar a produtividade das micro, pequenas e médias indústrias

FIERO apoia e parabeniza decreto que visa incremento na oferta de voos para Rondônia

CNI sedia fórum internacional para fortalecer empreendedoras industriais

Corte de 0,5 ponto na Selic é insuficiente, afirma presidente da CNI