26 de April de 2023 - 12h31

SESI Saúde de Ji-Paraná promove ações preventivas em indústrias locais

A coordenadora Neli Dias, o engenheiro de Segurança do Trabalho João Paulo e a técnica em Segurança do Trabalho Renata Alves, da unidade SESI Saúde de Ji-Paraná realizaram atividades alusivas ao Abril Verde nas indústrias locais Cerâmica Riachuelo e Marília Nutrição Animal, com a participação de todos os trabalhadores.

Os profissionais do SESI explicaram que dentro da empresa, a prevenção de acidentes de trabalho e os cuidados para evitar doenças ocupacionais podem ser feitos de diversas maneiras, muitos de forma bem simples. Eles também comentaram que a saúde e a segurança dos trabalhadores dependem muito das ações obrigatórias que a empresa deve adotar conforme as normas regulamentadoras. Mas para além disso, o cuidado com o bem-estar e a qualidade de vida também são de extrema relevância para garantir o bom funcionamento da empresa e o engajamento da equipe.

O colaborador Roberto da Silva Vadico, que trabalha como operador na Cerâmica Riachuelo, disse que “a conscientização da segurança no trabalho nos ajuda a se prevenir de acidentes e de males que podem ocorrer se não nos cuidarmos ao executar nossas atividades trabalhista. Esse movimento nos leva a trabalhar com mais atenção e cuidado”.

A responsável pela área de Recursos Humanos da empresa Marília Nutrição Animal, Regiane Alonso ressaltou a importância do trabalho do SESI voltado a conscientizar os colaboradores da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. “Na palestra, a profissional do SESI mostrou como são essenciais os cuidados e a atenção no ambiente de trabalho para evitar acidentes, na empresa é feito diariamente um acompanhamento para verificar se todos os funcionários estão usando os EPIs necessários.

Regiane comentou ainda que “a palestra reforçou que temos de ter cuidado não apenas no ambiente de trabalho, mas em casa também, temos de exercer nossa função pensando não só em nós, mas também colegas de trabalho”.

A gerente da unidade, Cintia Aparecida Alves lembrou que em decorrência dos acidentes e mortes relacionados ao trabalho, que foram levantados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) nos últimos anos, surgiu a necessidade do Movimento Abril Verde, que é uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho.

Conforme Cintia, “nossa equipe, além das orientações preventivas, estimula o cuidado com a alimentação, com o acompanhamento de um profissional de nutrição. Incentiva a prática de atividades físicas. Estão mais do que comprovados os benefícios que as atividades físicas têm para a saúde do corpo e da mente. Quando parte da empresa, o incentivo para a prática desses exercícios pode ter resultados positivos. Para reduzir as chances de lesões, poucos minutos de alongamento e atividades para descompressão fazem muita diferença.

O outro ponto essencial citado pela gerente, é a orientação para que os trabalhadores utilizem sempre os equipamentos de proteção individual (EPI) e de proteção coletiva (EPC) são obrigatórios e essenciais para a proteção dos trabalhadores. Incentivar o uso e, principalmente, a correta utilização é de extrema importância para sua saúde e segurança.

Abril Verde

É uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril. O objetivo desse movimento é sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável. Além disso, busca-se chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que muitas vezes são evitáveis.