12 de May de 2023 - 09h37

Diretores do Sindipan-RO se reúnem com vice-governador e apresentam demandas

Com o objetivo de aproximar o Governo do Estado e a indústria da panificação rondoniense, diretores do Sindicato das Indústrias da Panificação do Estado de Rondônia (Sindipan-RO) e o governador em exercício, Sérgio Gonçalves se reuniram para um bate-papo informal realizado na Panificadora Pão Recife, do empresário e diretor do Sindipan-RO, Eritiano Jacques Alves de Melo.

O encontro contou com a participação do presidente e vice-presidente do Sindipan-RO, José Balbino do Nascimento e Pompeu Vieira Marques, respectivamente e mais dez representantes do setor, que na oportunidade apresentaram algumas demandas, entre elas, atenção para a redução na base de cálculo do ICMS da energia elétrica, a possibilidade da inclusão do pão na merenda escolar, a criação de um centro de formação profissional na sede do sindicato, e outros temas.

De acordo com presidente José Balbino, o convite partiu do vice-governador, que queria ouvir reivindicações dos empresários da panificação. "Ele escutou o que tínhamos para apresentar e garantiu uma devolutiva sobre os temas tratados para breve”.

Segundo Balbino, o encontro rendeu uma ótima conversa e a garantia de soluções para as questões apresentadas e uma relação mais estreita com o governo estadual. “Estamos otimistas porque fomos ouvidos e em contrapartida, ao conhecer in loco a nossa realidade, ele se prontificou a estudar o que o governo pode fazer para melhorar o ambiente de negócios do setor de panificação”, pontuou.

Um dos gargalos apresentados foi a questão da compra de insumos que tem de ser colocada uma margem de valor agregado, que deixa a tributação mais pesada, pois é necessário cobrar do fornecedor e isso tem provocado custo adicional para as panificadoras. Em resposta, Sérgio Gonçalves comentou a possibilidade de verificar junto à Secretaria de Fazenda a possibilidade de se instalar um regime especial.

O governador em exercício, conforme o presidente do Sindipan-RO, demonstrou interesse em solucionar esta questão, preservando o poder de arrecadação do Estado, mesmo reduzindo substancialmente esse tributo para a indústria da panificação.

“Aproveitei para convidar o vice-governador Sérgio Gonçalves para participar da FIPAN 2023, uma das maiores e mais importantes feiras da área da panificação no país, que acontece de 23 a 27 de julho, no Centro de Exposições Expo Center, em São Paulo", disse o líder sindical.

Para o empresário e diretor do Sindipan-RO, Rogério Batista Siqueira, proprietário da panificadora Pão da Terra, destacou o momento como ímpar, pois nunca viu um líder do governo estadual dar atenção para os empresários da panificação.

"Mais uma vez, o sindicato buscando melhorias para o setor de alimentos. Percebemos o interesse dele em querer nos ajudar. Ouviu atentamente nossas necessidades. Confesso que sai da reunião esperançoso, porque sentimos a empatia ao se colocar no nosso lugar e temos certeza que teremos atendidos alguns dos nossos pedidos", pontuou o empresário.