04 de May de 2023 - 11h35

Empresa de informática de Cacoal recebe visita técnica de alunos de TI da unidade SESI-SENAI-IEL

Sob a supervisão do professor Diego Barbosa Garcia, alunos da turma do curso Técnico em Informática da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal participaram de visita técnica à empresa SuperSys Tecnologia. A atividade oportunizou aos estudantes conhecer a estrutura e as tecnologias e metodologias utilizadas no desenvolvimento de software house no atendimento personalizado às empresas locais e cidades circunvizinhas.

O professor Diego ressaltou a importância e a oportunidade de conhecer melhor uma empresa de informática, as tecnologias, produtos e os processos de tomadas de decisões. “Aproveito para agradecer a parceria da SuperSys Tecnologia, que abriu suas portas e nos recebeu para uma visita técnica, que certamente agregou ainda mais conhecimentos aos nossos alunos”, disse.

Conforme o professor a visita técnica visa o encontro do aluno com o universo profissional, proporcionando aos participantes uma formação mais ampla. “A realização destas atividades é de extrema relevância para os alunos, porque a turma pode observar o ambiente real de uma empresa em pleno funcionamento, além de ser possível verificar sua dinâmica, organização e todos os fatores teóricos implícitos”, explicou.

Garcia acrescentou que “durante a visita é possível verificar aspectos teóricos que regem a empresa. Muitos estudos e pesquisas requerem também tal visita já que há a necessidade de verificar hipóteses, teses e teorias na prática. Com o propósito de aperfeiçoar a prática profissional dos estudantes que se preparam para ingressar no mercado de trabalho”.

O gerente de Desenvolvimento, Adelcio Marcos de Lima parabenizou o SENAI pela iniciativa que proporciona aos futuros profissionais o contato com o dia a dia da SuperSys. “Eles conheceram in loco o nosso trabalho que acompanha as mais novas tendências de mercado e os padrões mundiais da tecnologia da informação, temas pertinentes aos alunos do curso de TI do SENAI”.

“Fiquei impressionado com a organização e eficiência da equipe, bem como com a qualidade dos projetos apresentados”, destacou o aluno Mateus Carckeno do Carmo. “Foi inspirador ver como as ideias são transformadas em código e como a tecnologia é usada para solucionar problemas reais”. Carckeno afirmou ainda que “a visita permitiu uma visão mais ampla e realista do mundo da tecnologia e me motivou a continuar estudando e me aprimorando nesta área”, falou.

O gerente da unidade, Rodolfo Lentz e o coordenador pedagógico, Luis Adriano Fermow, foram unânimes em enfatizarem a visita técnica como uma oportunidade de os alunos vivenciarem a realidade das empresas do setor aliando a teoria e prática. Uma oportunidade ímpar de conhecerem como funciona o desenvolvimento de software utilizados por diferentes empresas.