IMPRENSA
05 de May de 2023 - 08h50

A- A A+

Unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa promove mais uma edição do Torneio de Robótica

Misto de torneio de robótica, feira de ciências e exposição de trabalhos, o evento reuniu alunos de todas as turmas da unidade SESI-SENAI Lagoa de Porto Velho, do ensino infantil às séries finais, tendo à frente a Gerência, equipe pedagógica e Coordenação de Educação.

 

Os estudantes transformaram as salas de aula em estandes onde expuseram os respectivos trabalhos. No pátio foram realizadas as competições de robótica. Além dos estudantes, as atividades contaram com a presença dos familiares que ali estiveram para prestigiar as apresentações dos filhos e ainda às disputas dos robôs nas mesas.

 

Quem passava pelos corredores da escola se deparava com robôs que decoravam o local. Feitos pelos estudantes, os bonecos chamavam a atenção daqueles que por ali passavam. Havia até fila para que eles pudessem fazer selfies ou posarem para fotos com os filhos e professores.

 

Dos grupos formados por alunos dos sextos, sétimos e oitavos anos foram premiados Dragons (6A) em primeiro lugar na categoria Projeto de Inovação. Já a equipe Super Bros conquistou a primeira colocação no Core Values (Valores Fundamentais) e Desafio do Robô.

Projeto de Inovação

Dragons

6A

Ghostbusters

7C

Super Bros

6B

Core Values

Super Bros

6B

Ghostbusters

7C

Dragons

6A

Desafio do Robô

Super Bros

6B

Dragons

6A

Nortenergy
Starmans

7B
8B

 

Quanto às equipes dos nonos anos e primeiras séries foram premiadas Asas de Ouro (9A) no Projeto de Inovação. Minions (9B) ganhou no Core Values. Já no Desafio do Robô, o grupo Imperius (1A) ficou em primeiro.

Projeto de Inovação

Asas de Ouro

9A

Imperius

1A

Troia

1B

Core Values

Minions

9B

Topper Class

1C

Imperius

1A

Desafio do Robô

Imperius

1A

Samurai

9C

Minions
Troia

9B
1B

 

Dentre os desafios para a competição as equipes precisavam desenvolver projetos de inovação com temática de energia, precisavam desenvolver uma identidade visual para a equipe, com logo, crachá, mascote, adereços e desenvolver um robô para competir no desafio da mesa.

 

De acordo com a gerente Fabiana Amaral as atividades fazem parte da programação pedagógica do ano letivo e tem o objetivo de estimular a produção de projetos de pesquisa criativos e inovadores, além de fomentar o interesse dos alunos pela área de Ciências da Natureza e Robótica Educacional.

 

Conforme Fabiana, “além das apresentações dos trabalhos, promovemos um torneio de robótica, uma das atividades mais concorridas e que atraiu a atenção dos visitantes e de todas as turmas. Cada sala foi decorada por cada grupo e os estudantes se revezaram para falar com o público durante as visitações. Tivemos a presença expressiva dos pais e foi excelente essa interação escola e família”, explicou.

 

Segundo a coordenadora de Educação da unidade SESI-SENAI Lagoa, Juliane Loubach, o SESI, em Rondônia, busca promover diariamente a criatividade, a responsabilidade social e a sustentabilidade. A metodologia proposta sustenta-se em projetos de pesquisa ativa, buscando o desenvolvimento integral do estudante e a construção de competências e habilidades pela resolução de problemas”, disse.

 

Juliane completou dizendo que “a participação dos alunos como protagonistas da feira comprova a dedicação das turmas, que sob a orientação dos nossos professores, entregaram trabalhos muito bem elaborados, consistentes e repletos de informações. Foi extremamente gratificante ver o engajamento de todos os alunos e equipe escolar e o resultado disso é uma aprendizagem significativa””, elogiou.

 

 


Mais notícias

SESI Saúde de Cacoal encerra mês da mulher com palestra preventiva

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal participam de evento local

SESI Saúde de Cacoal integra Primeira Conferência de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável

SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum promovem capacitação focada em adaptação e inclusão