IMPRENSA
02 de May de 2023 - 11h08

A- A A+

Livre-arbítrio é tema de palestra para alunos da unidade SESI de Pimenta Bueno

O delegado de polícia Bruno Lins Cavalcante Couto, atendendo convite do gerente da unidade SESI de Pimenta Bueno, Diógenes Pierre, ministrou palestra com o tema "Livre-Arbítrio" para alunos das turmas do Ensino Fundamental II. 


Durante uma hora e meia, o delegado tratou de assuntos como uso de drogas, bullying, violência, entre outros assuntos. "Não esqueçam que nossas decisões podem afetar, não apenas o nosso futuro, mas o de outros, incluindo a família. Este é o poder que cada indivíduo tem de escolher suas ações, ou seja, qual o caminho cada um quer seguir. A expressão é utilizada por diversas religiões, como o cristianismo, o espiritismo, o budismo etc. O real significado de livre-arbítrio tem sentidos religiosos, psicológicos, morais e científicos", disse.


Conforme o palestrante “alguns entendem que livre-arbítrio é o direito que temos de fazer o que quisermos, tanto para o bem quanto para o mal. Outros, que é a liberdade de escolher entre os caminhos disponíveis a percorrer em nossa jornada terrena. Outros, ainda, que ele depende do grau de espiritualidade alcançado. Todos esses conceitos têm uma certa dose de verdade”, explicou Couto.


Ele ressaltou que "há também, porém, aqueles que não acreditam que exista um livre-arbítrio; que somos simplesmente levados pela maré dos acontecimentos. Vamos deixá-los de lado, pois não pretendemos entrar em discussões. Eles têm o direito de pensar assim, e devemos respeitar. Então, afinal o que é livre-arbítrio?". Fundamentalmente", explicou, "em poucas palavras, autonomia que todo espírito tem, mas a capacidade para raciocinar pode ser maior para alguns do que para outros", comentou. 


Conforme Pierre, durante a palestra, Couto contou algumas de suas experiências vivenciadas no decorrer de sua carreira. Os alunos ficaram empolgados com os assuntos tratados e tiveram várias dúvidas esclarecidas pelo delegado. 


O gerente agradeceu a participação do delegado Couto e parabenizou os alunos pela interação no decorrer da apresentação. "Nossa missão não é apenas ensinar disciplinas como matemática, geografia, português, nosso papel é também o de conscientizar nossos jovens alunos e hoje eles aprenderam algo essencial, pois viram que o autogoverno e liberdade caminham juntos, como a ética e a moral, aprenderam que temos independência para escolher entre o bem e o mal e que existem consequências para nossas escolhas, sejam certas ou equivocadas", finalizou Pierre.


 


Mais notícias

SESI Saúde de Cacoal encerra mês da mulher com palestra preventiva

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal participam de evento local

SESI Saúde de Cacoal integra Primeira Conferência de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável

SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum promovem capacitação focada em adaptação e inclusão