IMPRENSA
05 de May de 2023 - 07h46

A- A A+

Oratória, empreendedorismo e inovação são alguns temas do segundo dia do Contrate-me SENAI


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), responsável pela Feira de Talentos Contrate-me, nesta quinta-feira, 4, deu continuidade à programação com a apresentação das palestras “Paciência e resiliência para se construir profissionalmente” ministrada pela instrutora de Nível Superior SENAI-DF, Isabel Fernando de Araújo, “Oratória como ferramenta para uma carreira de sucesso”, tema abordado pela professora de oratória e coaching, Mayara Gorboggini Cardoso e “Empreendedorismo e inovação – Como criar um negócio de sucesso”, com o instrutor do IEL-AM, Francisco Carlos Souza da Silva.

À tarde foram ministradas mais palestras com os temas dicas de currículo e entrevistas; responsabilidade social e desenvolvimento sustentável; os desafios e tendências da inovação tecnológica para o empreendedorismo e a importância da aprendizagem digital para a qualificação profissional. A programação segue até hoje, dia 5.

De acordo com a instrutora Isabel Araújo, o tema paciência e resiliência para se construir profissionalmente, permeia todas as salas de aula do SENAI do Brasil que conta com um contingente diversificado contando com a boa vontade, a paciência de todos nós.

“A paciência é imprescindível no exercício de suportar o comportamento e as escolhas de outras pessoas, mas insuficiente para gerar equilíbrio quando o assunto é paciência de nós para nós mesmos”, explicou. “Também é muito bom sermos pacientes nas situações onde já demos o melhor de nós e haveremos de esperar, querendo ou não, que as coisas se encarreguem sozinhas a partir dali. Já a resiliência constitui uma qualidade diferente, ligada à força e a capacidade humana de cair e se reerguer quantas vezes forem necessárias, sem sucumbir ao desânimo, a frustração e a tentadora vontade de desistir”.

“Sou instrutora da área da Tecnologia da Informação (TI) do SENAI do Distrito Federal e atendo às turmas iniciais dos cursos de operadores de computadores e de montagem e configuração de computadores. Esses alunos chegam com uma característica marcante que é a diversidade, pois são turmas inclusivas com estudantes portadores de alguma deficiência e nas mais diversas faixas etárias”, explicou.

Isabel disse que o seu trabalho em sala de aula é focado no desenvolvimento da paciência e da resiliência. “Aprendi a não querer impor para o meu aluno o resultado que eu quero. Preciso que ele me mostra o resultado que consegue gerar e a maior dificuldade em sala de aula é, conseguir harmonizar e mapear as dificuldades de cada um, em virtude da diversidade de alunos em sala de aula”.

Ainda conforme a instrutora “é fundamental estarmos ali na sala para todos e avaliar de forma justa cada um deles. Para isso, precisamos entender o que esse aluno consegue entregar e a forma para possamos dar a orientação necessária frente às dificuldades deste e daquele aluno. Ou seja, orientá-lo para sua resiliência. Não existe uma máquina de crescer profissionalmente, existem pessoas buscando de maneiras diferentes uma formação profissional”, pontuou.

Na sequência, professora de Oratória, Mayara Gorboggini Cardoso ministrou a palestra Oratória como ferramenta para uma carreira de sucesso. “A oratória não serve apenas para falar para a multidão. Ela serve como base para que as pessoas tenham comunicação eficiente, assertiva e eficaz. A comunicação vai ser a chave para abrir muitas portas, seja para galgar um novo patamar na carreira ou ir para outra empresa, seja para empreender ou para vender mais”, ensinou.

A especialista comentou que “se você está na faculdade e preparando o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a oratória será sua melhor amiga. Porque trabalha três pilares – Você vai trabalhar a expressão corporal, a dicção, respiração, a maneira como se fala usando as pausas eliminando os vícios de linguagem, esses itens fazem parte da física da oratória, é o primeiro pilar”.

De acordo com Mayara, “a oratória vai possibilitar a vocês a entrega de um discurso de forma adequada, ou seja, fazer com que o outro compreenda. Isso é estabelecer congruência na sua comunicação. Em seguida, vem a psicologia da oratória. Ao juntar esses elementos você começa a entender que a oratória é pilar para qualquer fase da sua vida”, argumentou.

Mayra também apresentou técnicas que os oradores podem aplicar no dia a dia. Primeiro vem a pesquisa, em seguida o planejamento, depois, a preparação e por fim, a performance. Falou que é possível estudar oratória com filmes e citou a ficção científica A Chegada, o drama Dois Papas, a comédia de humor negro Obrigado por fumar, o drama histórico O Discurso do Rei, e outros.

Falou dos vilões da comunicação e mostrou dois exemplos. O primeiro com cacoetes ou vícios de linguagem, por exemplo, o uso excesso do é e do né, entre outros. Na segunda apresentação, a forma correta, objetiva e mais direta. Citou os salvadores da comunicação, dentre eles, o rapport - uma palavra de origem francesa (rapporter), que significa “trazer de volta” ou “criar uma relação”. O conceito de Rapport é originário da psicologia, e é utilizado para designar a técnica de criar uma ligação de empatia com outra pessoa, para que se comunique com menos resistência.

Departamento Regional de Rondônia

O DR-RO também marca presença no Contrate-me com a apresentação de duas palestras. “Liderança, Inovação e Transformação” e “Inovar é pensar e fazer acontecer”. A primeira aconteceu ontem das 16h30 às 17h30 (horário de Rondônia) ministrada pelo consultor Raimundo Soares da S. Filho e a segunda palestra será ministrada pela consultora de Tecnologia e Inovação do SENAI-RO, Cleópatra Alves da Silva Caldeira, nesta sexta-feira, 5, a partir das 9 da manhã (horário de Rondônia).

 


Mais notícias

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0

Analista do DR-RO participa de capacitação em energia renovável