IMPRENSA
08 de May de 2023 - 10h55

A- A A+

SENAI-RO abre vagas de cursos gratuitos

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) está com as inscrições abertas para os cursos gratuitos em Aprendizagem Industrial Básica (1430 vagas) e Aprendizagem Industrial Técnica (445 vagas), totalizando 1875 vagas do Programa Gratuidade Regimental. São cursos com duração de seis meses a um ano e meio, tendo como requisitos para os interessados, a idade de 14 a 23 anos e 11 meses e que estejam cursando, no mínimo, o nono ano do Ensino Fundamental, para os cursos de qualificação e cursando a partir da segunda série do Ensino Médio, para os cursos técnicos.


As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de junho e o candidato pode se matricular em apenas um curso. Nesta primeira etapa, o SENAI prioriza a indicação de alunos pelas indústrias locais, (05 a 26 de maio). Num segundo período, vagas disponibilizadas para os jovens da comunidade, no período de 31/05 a 26 de junho. Todas as turmas com início previsto para o dia 10 de julho.


O objetivo principal é contribuir para que a indústria se beneficie com a mão de obra adequada e qualificada.  Para facilitar o acesso aos cursos, as aulas ocorrem nas modalidades presencial e Ensino à Distância (EAD). O gerente de educação básica e profissional do SESI-SENAI-IEL, Jair Coelho explica que boa parte das aulas são na modalidade EAD, atingindo assim, alunos de qualquer município, sendo a parte prática dos cursos, presencialmente nas unidades do SENAI de Porto Velho (CEET e CETEM), Ariquemes, Ji-Paraná, Jaru, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena. Outro ponto importante, segundo Coelho, é com relação à importância da leitura do edital, pois nele constam todos os requisitos, prazos e documentação necessária para a efetivação da inscrição do candidato.


Conforme o gerente de Educação, o Programa SENAI de gratuidade visa a oferta de cursos profissionalizantes, e constitui-se em uma ação de inclusão social e destina-se aos jovens indicados pelas indústrias e também para pessoas de baixa renda. Os cursos contemplam diversos segmentos industriais (áreas de conhecimento). Para saber mais, basta acessar o Portal do SENAI para conhecer todos os cursos gratuitos disponíveis, bem como o edital com todas as informações.


O diretor regional do SENAI-RO Alex Santiago, ressalta que o programa de cursos profissionalizantes gratuitos da instituição é uma oportunidade para os seus participantes ingressarem no mercado de trabalho cada vez mais competitivo, de forma técnica e com alta qualidade na capacitação do futuro profissional. “Além disso o SENAI possui alta empregabilidade de seus alunos no mercado/indústrias”, pondera.


Mais notícias

Presidente da FIERO participa do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia em Bogotá

FIERO cumpre seu papel em apoio a indústria rondoniense

47 por cento da população avalia sua qualidade de vida como boa ou ótima, aponta pesquisa da CNI

FIERO presente no Rondônia Day