IMPRENSA
02 de June de 2023 - 08h55

A- A A+

Turma do 7º ano do SESI de Pimenta Bueno visita a concessionária Ford Canaã de Cacoal

Aprender o funcionamento de motores de carros. Com este objetivo, a turma do sétimo ano da unidade SESI de Pimenta Bueno, acompanhados pela professora Felícia Vieira de Souza, participou de uma aula diferente ao visitar a empresa automotiva Ford Canaã, localizada no município de Cacoal.  

Sob a orientação da equipe da Oficina da concessionária, os alunos fizeram uma imersão no mundo de tecnologia e engenharia automotiva. A visita começou com uma breve introdução sobre a história e a importância dos motores de carros na indústria automobilística. Também observaram e tocaram componentes reais de motores de diferentes modelos e tamanhos. Os engenheiros explicaram detalhadamente cada parte, desde o cilindro e pistões até o sistema de escapamento e refrigeração.

Felícia explicou que na sequência, os estudantes conheceram in loco o funcionamento de um motor em tempo real. Um modelo didático foi montado e desmontado exclusivamente para a visita, permitindo que os estudantes observassem os ciclos de combustão, a movimentação das válvulas e o trabalho das engrenagens.Essa atividade prática permitiu que os estudantes compreendessem a importância de cada componente e a forma como se interligam para o funcionamento adequado do motor. Além disso, vivenciaram de perto a montagem de um motor”.

Ainda de acordo com a docente, aula contribuiu para uma compreensão mais profunda sobre o funcionamento dos carros, proporcionando uma base sólida para futuros estudos nas áreas de ciência, engenharia e tecnologia. Ao participar de uma aula prática como essa, os alunos expandiram seus horizontes e encontraram inspiração para explorar novos campos do conhecimento.

"Foi muito bom acompanhá-los nessa visita, aprendemos muito sobre os motores de carros. Buscar o conhecimento em lugares diferentes, fora dos muros da escola é extremamente importante para o desenvolvimento dos alunos, a visualização, o contato, o vínculo da teoria e prática fixam a absorção de conteúdo", disse a professora Felícia.

Para o aluno Emmanuel Jardim de Castro Borges, a atividade foi rica em aprendizado. "Gostei muito do passeio que o SESI proporcionou, foi muito legal, nós aprendemos como funciona um motor e depois nos divertimos no shopping, foi um passeio maravilhoso", disse.

De acordo com a coordenadora Pedagógica Renata Gaede, "a visita foi uma experiência enriquecedora para a turma do 7º ano. Além de adquirir conhecimentos práticos sobre motores de carros, os alunos foram expostos ao mundo da engenharia automotiva e vivenciaram a aplicação dos conceitos estudados em sala de aula no contexto real. Ao longo dessa visita guiados por especialistas, nossos alunos tiveram a chance de explorar as partes e o funcionamento de um motor de carro. Eles estudaram a teoria e vivenciaram na prática". 

O gerente da unidade SESI de Pimenta Bueno, Diógenes Pierre corroborou o ponto de vista da coordenadora e acrescentou que "essa experiência prática foi concebida para estimular a curiosidade e a compreensão dos nossos alunos sobre o mundo da engenharia automotiva. Foi incrível ver o entusiasmo e o envolvimento deles durante a visita, bem como sua capacidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula para compreender os processos complexos que ocorrem dentro de um motor", ressaltou. 


Mais notícias

Trote Literário movimenta alunos do curso de Redes de Computadores do SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura