IMPRENSA
30 de May de 2023 - 08h56

A- A A+

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de evento focado nos temas redução de acidentes e segurança no trânsito


Com o objetivo de conscientizar os alunos da importância da segurança de condutores e pedestres, a unidade SESI de Pimenta Bueno promoveu atividades alusivas à promoção da cultura da paz no trânsito. O evento contou com a participação da equipe pedagógica, da Coordenação de Educação e da Gerência da unidade. 

 

Foram realizadas palestras na sala de aula e inúmeras atividades divertidas e interativas na quadra esportiva da escola, como jogos, o uso de placas de sinalização, cartazes, palavras cruzadas gigante, o funcionamento dos semáforos e o significado das três cores – verde, vermelho e amarelo, faixa de pedestres, entre outras.

 

Entre os objetivos, o gerente Diógenes Pierre destacou a formação de hábitos seguros desde cedo, a influência na família e na comunidade, a redução de acidentes, a formação de cidadãos conscientes. Ao envolver os alunos nessa conscientização, a escola está contribuindo para a construção de uma sociedade mais pacífica e harmoniosa no trânsito.

 

“Ao introduzir a segurança no trânsito na rotina escolar, os alunos têm a oportunidade de aprender e desenvolver bons hábitos desde cedo. Esses hábitos incluem o respeito às leis de trânsito, o uso de equipamentos de segurança, como cinto de segurança e capacete, e a conscientização sobre os perigos do uso de álcool e drogas ao dirigir”, explicou.

 

Pierre lembrou que os alunos são agentes de mudança em seus ambientes familiares e sociais. “Eles podem compartilhar o conhecimento adquirido com seus familiares, amigos e vizinhos, estimulando um comportamento mais seguro no trânsito. Mediante essa influência, cada um será multiplicador destas informações, desta maneira irão alcançar um número maior de pessoas, ampliando o impacto positivo da conscientização”, afirmou.

 

A educação sobre segurança no trânsito pode contribuir diretamente para a redução de acidentes. Ao conscientizar os alunos sobre os riscos e as consequências dos acidentes de trânsito, eles se tornam mais conscientes e responsáveis em suas ações. Essa consciência pode levar a uma mudança de comportamento, como respeitar as leis de trânsito, evitar o uso de celulares ao dirigir e adotar práticas seguras no transporte coletivo.

 

De acordo com o gerente “ao abordar temas como respeito, responsabilidade, empatia e solidariedade no trânsito, os alunos são incentivados a se tornarem cidadãos mais conscientes e participativos. Esses valores podem se estender para outras áreas da vida, tornando-os cidadãos mais responsáveis e atentos ao bem-estar coletivo”, pontuou.

 

Para finalizar, Diógenes Pierre comentou sua satisfação pelo engajamento e participação de toda a equipe e dos estudantes, que tiveram a oportunidade de refletir sobre a segurança no trânsito e a do aprendizado que poderá usado para toda vida. “Foi gratificante ver o empenho de cada turma e colaboradores, compartilhar conhecimento e se tornar agentes de transformação em suas famílias e comunidades. Tenho certeza de que essa conscientização não ficará apenas nas atividades desenvolvidas ao longo deste mês, mas será um aprendizado para toda a vida”.

 

Para a coordenadora Pedagógica Renata Gaede ao conscientizar os alunos estamos investindo em um futuro mais seguro e consciente no trânsito. Essa educação é fundamental para a formação de cidadãos responsáveis, comprometidos com a segurança e capazes de promover uma mudança positiva em suas comunidades.

 

A aluna Lígia Samara da Silva Santos comentou que “essa é uma iniciativa incrível para conscientizar as pessoas sobre a importância da segurança no trânsito. “Aprendemos dos riscos dos acidentes e como podemos contribuir para um trânsito mais seguro. Aprendi que pequenas ações, como respeitar os limites de velocidade, usar o cinto de segurança e respeitar os pedestres, podem fazer uma grande diferença. Também entendi que a segurança no trânsito não é apenas uma responsabilidade dos motoristas, mas de todos, incluindo pedestres e ciclistas. Acredito que, com a conscientização, podemos trabalhar juntos para reduzir os acidentes e tornar as ruas mais seguras para todos”, disse.

 


Mais notícias

SESI Saúde de Cacoal encerra mês da mulher com palestra preventiva

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal participam de evento local

SESI Saúde de Cacoal integra Primeira Conferência de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável

SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum promovem capacitação focada em adaptação e inclusão