18 de May de 2023 - 10h24

“Recursos Humanos e Departamento Pessoal cuidam dos clientes internos”, afirmam analistas

Os profissionais de Recursos Humanos e Departamento Pessoal da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e seus braços operacionais SESI-SENAI e IEL, atuam para atender as demandas voltadas a gestão de pessoas, atualmente o macroprocesso da área de Recursos Humanos, se divide em dois processos.

De acordo com as analistas de Recursos Humanos, com o intuito de atender da melhor maneira, a área está dividida em Recursos Humanos e Departamento Pessoal, o Recursos Humanos tem a função de criar um ambiente agradável, mediando a relação entre as instituições e os colaboradores. Para que esse objetivo seja atingido, é essencial desenvolver estratégias que irão estimular a motivação e bem-estar de todos os integrantes da instituição.

O RH também tem a responsabilidade de garantir o desenvolvimento profissional de cada um dos colaboradores, a área desdobra suas as atividades nos processos de recrutamento e seleção, treinamentos e desenvolvimento, avaliação de desempenho, administração dos benefícios, controle de frequência e controle de saúde ocupacional dos colaboradores.

Já o Departamento Pessoal, é responsável pelos cuidados com toda a burocracia correspondente aos colaboradores, o DP tem responsabilidades essenciais para as instituições, já que garante o cumprimento das leis e normas que dizem respeito ao sistema trabalhista, com o objetivo de manter em dia as questões estabelecidas por lei, as atividades da área se desdobram em  gestão da folha de pagamento, controle de férias, recolhimento de impostos, e cumprimento das rotinas estabelecidas pelo e-Social”.

Conforme a equipe, de forma geral, a gestão de pessoas conta com o direcionamento de ser o mediador entre a instituição e os empregados, para que todos os envolvidos tenham seus interesses atendidos. O RH pode ser visto como o coração da instituição, por lidar em especial com os “clientes internos”.

Ainda no ponto de vista da equipe, o RH vem assumindo uma postura estratégica, mantendo uma constante busca por alternativas que promovam os colaboradores das instituições como parte fundamental para o seu sucesso. Atualmente, o RH vem se destacando, sendo valorizado e tem ganhado mais espaço, o que contribui para implementação de boas práticas na área de gestão de pessoas.

Lembraram ainda que antigamente, o RH era visto como um setor da empresa que buscava soluções para questões burocráticas internas. Nesta época, os colaboradores conheciam este setor somente no processo de admissão ou de demissão. Podemos dizer que o foco do setor vem ultrapassando os limites das atividades tidas como rotinas de DP.

A equipe atualmente é composta pelas analistas Ana Paula dos Anjos, Danielle Casara de Castro, Débora Mota, Glorismeire Cavalcante, Helaine Mercês, Rosalina Maria Nicocelli, Zoraci Guimarães, e pelo estagiário João Rizzi.

O papel do RH na sociedade

Muito além da produtividade na empresa, desenvolver pessoas também é uma responsabilidade do RH. É fundamental que o setor de Recursos Humanos capacite os colaboradores tanto profissionalmente quanto individualmente, para que possam utilizar os conhecimentos adquiridos na sociedade em si. Além disso, é imprescindível que o RH crie iniciativas para demonstrar o valor de cada um de seus profissionais, motivando-os e incentivando-os sempre, e fazendo-os acreditar em seu próprio potencial, para que tenham mais confiança em si mesmos.

Outro ponto importante, é que a responsabilidade social do RH também diz respeito à inclusão da diversidade na empresa, para auxiliar no desenvolvimento socioeconômico de diferentes grupos sociais. E, claro, oferecer programas e benefícios voltados à saúde, bem-estar e satisfação dos colaboradores são ações que o RH pode tomar para manter a equipe feliz e equilibrada.