IMPRENSA
02 de June de 2023 - 09h05

A- A A+

Alunos do SESI de Pimenta Bueno têm aula prática de economia durante visita a supermercado local

A professora Liane Porfirio Neto transformou os corredores do supermercado Piemon em sala de aula, com o objetivo de ensinar na prática para os alunos do quinto ano do SESI de Pimenta Bueno, sobre sistema monetário, pesquisa de preços, economia e os ingredientes dos produtos vendidos no local. A experiência ajudou a fortalecer os conhecimentos adquiridos, tornando o aprendizado mais significativo e prático. 

A docente explicou que conduziu a atividade de forma interativa e prática, permitindo ativamente a exploração do ambiente, os alunos colocaram em prática o que aprenderam em sala de aula. Eles observaram os preços dos produtos, realizaram cálculos mentais, entenderam o valor do dinheiro e até fizeram simulações de compras.

Liane ressaltou que sob sua orientação, os estudantes analisaram as embalagens, identificaram os ingredientes presentes nos alimentos e compreenderam a importância de fazer escolhas saudáveis. “A atividade despertou nos alunos uma consciência sobre a importância de ler rótulos e tomar decisões na hora de fazer compras”, disse.

Segundo Liane os estudantes foram estimulados a fazer perguntas e também exercitaram a capacidade de observação, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e a comunicação. Além disso, a visita estimulou o senso de responsabilidade, pois foram orientados a respeitar as regras do estabelecimento e a cuidar dos produtos durante a exploração.

Segundo a professora, com mais uma atividade fora da sala de aula, o SESI reiterou seu compromisso em proporcionar uma educação prática e contextualizado. “Ao sair do ambiente tradicional da sala de aula e vivenciar o aprendizado de forma concreta, os alunos aplicaram os conhecimentos adquiridos em situações reais do cotidiano. Essa abordagem ajuda a tornar o aprendizado mais envolvente”.

Aluna Teodora Monteiro Correia disse que " tínhamos um valor específico para fazer compras e tínhamos apenas uma hora para realizar a aquisição dos produtos para uma receita e achamos os valores elevados, tivemos que saber escolher, verificar as datas de validade e comparar as marcas, aprendemos muito, foi uma experiência incrível", comentou. 

"Gostaria de expressar minha admiração e reconhecimento pela iniciativa da professora Liane Porfirio Neto, do 5º ano, em proporcionar aos seus alunos uma experiência única", destacou o gerente da unidade SESI de Pimenta Bueno, Diógenes Pierre. "Essa atividade é uma prova concreta de como a educação pode e deve ser prática, envolvente e relevante para a vida dos estudantes. Acredito firmemente que a aprendizagem vai além do espaço da sala de aula, e é por isso que iniciativas como essa são tão valiosas. Ao levar os alunos ao supermercado, a professora Liane promoveu uma aprendizagem contextualizada, na qual os estudantes puderam aplicar seus conhecimentos em situações reais do dia a dia", pontuou. 


Mais notícias

Trote Literário movimenta alunos do curso de Redes de Computadores do SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura