IMPRENSA
06 de June de 2023 - 07h40

A- A A+

Aula sobre metamorfose desperta curiosidade dos alunos do SESI de Pimenta Bueno para o estudo das ciências

A função de um professor não é apenas ensinar, mas despertar a curiosidade dos alunos sobre os mais variados assuntos. A professora Laura Barbosa, da unidade SESI de Pimenta Bueno, seguiu esse preceito em sua aula ao explicar o processo de transformação física e comportamental denominada metamorfose, que ocorre em muitos organismos ao longo de seu ciclo de vida.

A professora Laura utilizou imagens e ilustrações e os alunos observaram os diferentes estágios de desenvolvimento de organismos, que passam por metamorfose, como borboletas, sapos, mosquitos e joaninhas.

Em detalhes, a docente também apresentou as etapas da transformação, que incluem o ovo, a larva, a pupa ou crisálida e o estágio adulto.  "Cada estágio é adaptado às necessidades específicas do organismo em cada fase. Por exemplo, as larvas geralmente têm uma alimentação intensa para sustentar seu rápido crescimento, enquanto os adultos possuem características que os permitem se reproduzir e sobreviver em seu ambiente", disse.

Ela falou ainda das adaptações e mudanças ao enfatizar o que ocorre em cada estágio. "Os alunos aprenderam como as larvas se alimentam para se desenvolverem e como as pupas passam por mudanças internas para se transformarem em formas adultas completamente diferentes. Através dessas adaptações, os organismos se tornam aptos a enfrentar os desafios de seu ambiente", comentou. 

No ponto de vista da docente, o objetivo da aula foi atingido, ou seja, o de conscientizar da importância dos seres vivos para o meio ambiente, incentivando ao cuidado e ao respeito com os animais. Além disso, a abordagem utilizada permitiu detalhar e observar sobre as adaptações e mudanças que ocorrem durante o processo de metamorfose. A atividade proporcionou aos alunos uma compreensão mais profunda e ampla de um fenômeno biológico complexo.

Conforme a coordenadora Pedagógica Renata Gaede, “a aula foi uma experiência enriquecedora para nossos alunos, permitindo-lhes ampliar seus horizontes e aprofundar seus conhecimentos científicos. Estamos orgulhosos do trabalho desenvolvido por nossa equipe docente, que busca constantemente inovar e promover o aprendizado significativo. A professora Laura despertou a curiosidade dos alunos e incentivou-os a observar as diferentes etapas do ciclo de vida desses seres vivos", exaltou a coordenadora. 

O gerente da unidade SESI de Pimenta Bueno, Diógenes Pierre, não poupou elogios. "Parabenizo a professora Laura por sua dedicação, entusiasmo e excelência no ensino. Seu compromisso em proporcionar uma educação de qualidade, despertando o interesse dos alunos pela ciência e promovendo a compreensão dos fenômenos naturais, é inspirador. Parabéns a todos os envolvidos nessa valiosa experiência de aprendizado. Continuemos a inspirar nossos alunos e a promover o amor pelo conhecimento científico”, finalizou.


Mais notícias

Trote Literário movimenta alunos do curso de Redes de Computadores do SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura