26 de May de 2023 - 09h06

Lideranças da FIERO destacam importância do Dia da Indústria e os investimentos para SESI e SENAI

Na data em que se comemora o Dia da Indústria – 25 de maio - a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), realizou nesta quinta-feira, um café da manhã para apresentar o programa de investimentos das instituições SESI e SENAI em 2023. O evento, realizado no salão de convenções da Casa da Indústria contou com a presença de diretores, empresários, lideranças sindicais, políticas, representantes das forças armadas, profissionais da imprensa e colaboradores do SESI, SENAI e IEL.

“O Dia da Indústria, uma data emblemática para todos nós”, afirmou o presidente da FIERO, Marcelo Thomé, “principalmente num ano em que o governo federal sinaliza o reconhecimento da importância do processo de reindustrialização com bases sustentáveis, algo que dialogue com os biomas que o país tem, uma indústria de baixa emissão, e pode até parecer clichê, mas não existe uma nação forte, economicamente desenvolvida e socialmente justa sem uma indústria forte”, disse.

Para Thomé, a marca que se pode deixar neste 25 de maio, é a importância do setor industrial na geração de emprego, pois agrega mais de dez milhões de trabalhadores e paulatinamente, a indústria ganha terreno e é fundamental que toda a sociedade rondoniense saiba que não existe nenhuma disputa entre o agro e a indústria, ou o comércio e o turismo, pelo contrário, os setores econômicos são complementares”, pontuou.

O líder empresarial finalizou parabenizando a indústria, empresários e os trabalhadores rondonienses pelo dia 25 de maio e destacando os investimentos de quase 36 milhões para diversas unidades do SESI e SENAI em todo o estado, reafirmando o compromisso da FIERO com o desenvolvimento de Rondônia.

Em seguida, o superintendente do SESI-IEL e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago apresentou os investimentos para a reforma de acessibilidade do CAT - Albano Franco, construção do Observatório da Indústria e do HUB de Inovação, reforma do Departamento Regional de Rondônia – SESI-SENAI – DR, requalificação do SENAI Marechal Rondon e reforma do SENAI CEET, todos em Porto Velho.

Algumas escolas SESI-SENAI localizadas no interior do estado também serão beneficiadas, por exemplo, a obra de acessibilidade e urbanização na unidade de Ji-Paraná, reforma SESI Clínica de Cacoal, reforma SENAI CEET, construção da escola SESI de Referência em Vilhena.

Lideranças FIERO

Perguntado como definiria a indústria em uma frase, o vice-presidente de Assuntos Tributários, Edmilson Matos Cândido, ressaltou que a indústria, não é só transformar matéria-prima, é também para transformar a vida das pessoas.

Já o vice-presidente Institucional Francisco Maurílio de Holanda Vasconcelos, defende que a indústria, é a força da transformação gerando emprego, renda, riqueza e bem-estar social.

No ponto de vista do vice-presidente de Assuntos Legislativos José Marcondes Cerrutti, a indústria é o motor de desenvolvimento econômico atendendo os objetivos sociais mais relevantes com responsabilidade ambiental.

Segundo o vice-presidente de Assuntos Sociais, José Balbino Nascimento, a importância da indústria é sua capacidade de transformar uma sociedade mediante o crescimento da economia, geração de emprego e renda.

Indagado como resumiria a indústria numa frase, o vice-presidente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ivandro Justo Behenck, afirmou que “a indústria faz da vida muito mais confortável e interessante, em tudo temos uma indústria que produz algo em especial para nossas vidas. Viva ao dia da indústria”.

O presidente do Conselho de Representantes da FIERO, Paulo Jair Kreuz também deu sua contribuição lembrando que “a indústria transforma valores, inspirando pessoas a serem referências e gerando o bem social”, disse.

Para o vice-presidente de Assuntos de Infraestrutura, Emerson Fidel Campos Araújo, enfatizando o social, a indústria significa transformação, emprego e renda.

A atividade industrial é essencial para a economia de qualquer país, pois transforma matéria prima em produtos e a vida de seus trabalhadores, com melhores salários e benefícios, comentou a vice-presidente de Assuntos da Micro e Pequena Indústria, Cida Mourão.