IMPRENSA
31 de May de 2023 - 11h15

A- A A+

SESI-RO e SEMED assinam convênio para curso gratuito online e presencial na modalidade EJA Profissional

Mediante o convênio assinado com a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o Serviço Social da Indústria de Rondônia (SESI-RO) traz para a capital uma solução pioneira para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) – em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), que vai beneficiar àqueles que não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental II na idade correta.

 

De acordo com o superintendente do SESI e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago “ao finalizar o curso, este participante, além de concluir o Ensino Fundamental, sairá também com uma profissão, ou seja, os alunos atingirão dois objetivos. No caso do EJA Profissional, eles poderão escolher entre a formação de mecânico automotivo, eletricista de automóveis, panificação e madeira-imobiliário”, explicou.

 

Santiago acrescentou que é uma grande vantagem participar deste programa, iniciado por Porto Velho. “É uma parceria exitosa e a meta é estender o EJA Profissional para os demais municípios rondonienses. É algo diferente e novo, que vai beneficiar ao todo, 160 alunos distribuídos por quatro turmas e não há nenhum custo, pois está dentro da nossa gratuidade regimental”, disse.

 

A iniciativa tem com público alvo jovens a partir de 15 anos. As aulas serão ministradas na modalidade semipresencial na unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, em Porto Velho, sendo presencial para as atividades práticas e online para que o estudante possa fazer seu curso na sua casa. A previsão para iniciar é a partir de 7 de julho. Os estudantes além de terem a oportunidade de concluírem o Ensino Fundamental II, ainda recebem um curso de Formação Inicial e Continuada com carga horária de 160 a 180 horas.

 

O fato de ser online não significa que os alunos não terão acompanhamento. O SESI e o SENAI contam com uma equipe preparada com pedagogos e professores contratados para fazer o monitoramento e dar todo o apoio e suporte no decorrer do processo educativo. “Eu diria que essa iniciativa vem ao encontro das necessidades da população por um programa de educação que traga no seu bojo, não apenas a educação geral, mas uma formação técnica aplicada. O EJA é papel do SESI, porém, os alunos vão sair com a formação profissional, que é a parte do SENAI, em uma das quatro áreas de atuação citadas”, finalizou.

 

De acordo com a técnica Marcela Xavier, do SESI-RO, “as aulas presenciais e à distância terão toda a flexibilidade que o estudante precisa para conciliar jornada de trabalho e estudos. Sua trajetória pessoal e profissional valorizada e reconhecida pela metodologia SESI e SENAI”, disse.

 

Ainda conforme a técnica, as inscrições serão realizadas pela SEMED por chamada escolar. No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar documento de conclusão do Ensino Fundamental I ou comprovar que estudou até a 3 série – 4º ano do Ensino Fundamental. No ato inscrição, os candidatos deverão apresentar duas fotos 3×4 atualizada; RG e CPF; histórico escolar original ou atestado de escolaridade e comprovante de residência atualizado com CEP válido.


Mais notícias

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim