IMPRENSA
14 de June de 2023 - 11h07

A- A A+

Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário são temas de atividade de alunos do SESI de Pimenta Bueno

Os alunos do 4º ano do SESI de Pimenta Bueno aprenderam sobre os três poderes - Judiciário, Legislativo e Executivo e suas respectivas funções e importância para o país, mediante projeto Mapa Conceituais das Esferas de Poder desenvolvido pela professora Antia Maria de Oliveira, cuja abordagem prática despertou o interesse dos estudantes e estimulou um aprendizado significativo.

 

Utilizando cartolinas, os estudantes criaram um mapa conceitual abordando temas como democracia e cada um dos três poderes. O Legislativo, além de desempenhar o papel de elaboração das leis que regerão a sociedade, também fiscaliza o Poder Executivo. O Judiciário atua no campo do cumprimento das Leis. É o Poder responsável por julgar as causas conforme a constituição do Estado.

 

A turma se envolveu na aula e a interação foi fundamental para que debatessem e compartilhassem cada detalhe do mapa, disse a docente, que acredita ter despertado interesse pelo assunto. “Além disso, houve a integração da geografia ao conteúdo do mapa e a explicação de como a democracia é um sistema político no qual os governos são eleitos pelo povo’.

 

Aluna Eloísa Silva Ferrete destacou o conhecimento proporcionado pela aula. “Aprendemos sobre os poderes e a conexão com a democracia. Por causa desta atividade, também aprendeu as três grandes divisões de território: município, estado e país.

 

Para a professora Antia, os trabalhos desenvolvidos pelos alunos superaram as expectativas. “Ao utilizar as cartolinas representativas do mapa conceitual, pude oferecer uma experiência visual e tátil, facilitando a compreensão do tema. O envolvimento e a interação entre os estudantes, compartilhando seus conhecimentos e discutindo cada detalhe do mapa, demonstraram que essa abordagem despertou um maior interesse pelo assunto”, disse.

 

A coordenadora Pedagógica Renata Gaede comentou sua satisfação com o trabalho desenvolvido pela professora Antia Maria de Oliveira. “Essa atividade inovadora proporcionou aos alunos do 4º ano uma experiência de aprendizado única e enriquecedora. Parabenizamos a professora pela iniciativa e dedicação em proporcionar aos alunos uma experiência educativa memorável”, falou.

 

De acordo com o gerente da unidade SESI de Pimenta Bueno, Diógenes Pierre, projetos como esse reforçam o compromisso de a escola oferecer um ensino de qualidade, estimulante e que desperte o interesse dos estudantes pelo conhecimento. “Continuaremos apoiando e incentivando abordagens inovadoras no ambiente escolar, pois acreditamos que elas contribuem significativamente para a formação dos nossos alunos. Mais uma vez, parabenizamos a todos os envolvidos e esperamos que iniciativas como essa continuem a inspirar nossos educadores e alunos a explorarem novas formas de aprendizado”, pontuou.


Mais notícias

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim

SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem

SESI de Pimenta Bueno promove palestra de conscientização e prevenção à dengue