IMPRENSA
29 de June de 2023 - 12h05

A- A A+

Educação financeira é tema de atividade realizada por alunos do Novo Ensino Médio da unidade SESI-SENAI-IEL Vilhena

Alunos das 2ª séries A e B, do Novo Ensino Médio (NEM), da unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena, sob a orientação do professor Marcos Cesar Mücke, participaram de atividade realizada em sala de aula sobre educação financeira. Durante a aula, o professor abordou o tema utilizando conceitos básicos da matemática financeira para compreensão, resolução, elaboração e análise de situações-problemas do cotidiano.

 

A educação financeira, um dos temas transversais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é voltada a conscientizar sobre a importância do planejamento, para que o cidadão possa desenvolver uma relação equilibrada com o dinheiro e tomar decisões acertadas sobre finanças e consumo.

 

Segundo o docente, como parte da atividade e objetivando a melhor assimilação do conteúdo, os grupos de alunos, em momento de interação, relataram, analisaram e sistematizaram o que aprenderam mediante apresentações utilizando a oralidade e a escrita.

 

“Foi evidenciado o conceito de matemática financeira, operações envolvidas e a aplicação”, ressaltou o professor Mücke. “Os estudantes pesquisaram o tema e montaram as respectivas apresentações sobre finanças envolvendo dia-a-dia, desta maneira associando o conhecimento com a prática. Após a montagem foi feita a apresentação em forma de teatro como forma de explicar as fases da vida financeira e principais conceitos aos demais colegas”, disse.

 

De acordo com Mücke, entender de educação financeira é o primeiro passo para ter uma boa relação com o dinheiro, evitando riscos de endividamento. “O que é educação financeira e para que serve? Colocando em palavras mais simples: a educação financeira é o entendimento sobre como administrar seu próprio dinheiro para ter mais tranquilidade no futuro. Isso vai além de apenas anotar suas despesas em um caderno ou em uma planilha e economizar: é descobrir caminhos para tornar o dinheiro um aliado, não um inimigo”, explicou.

 

A educação financeira na escola é fundamental para ensinar os jovens a lidar com o dinheiro e a tomar decisões financeiras mais conscientes. A afirmação é do gerente da unidade, Silvio Leite. “A iniciativa do professor vai contribuir para desenvolver nos nossos alunos a habilidades e conhecimentos para gerir de forma eficiente o seu dinheiro e outros recursos financeiros. De forma objetiva e simples, a turma aprendeu conceitos básicos como orçamento, poupança, investimentos, dívidas e crédito, dentre outros conhecimentos”, pontuou.

 

Conforme a coordenadora de Educação, Aline Souza, essa atividade é importante, não apenas pelo tema, mas pela forma como o professor envolveu os discentes numa atividade interativa e prática, que ajudou no aprendizado e entendimento de conceitos financeiros de forma clara e objetiva.

 

 

 


Mais notícias

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim