IMPRENSA
30 de June de 2023 - 11h56

A- A A+

Aterro Sanitário Regional de Cacoal recebe alunos do SESI-SENAI para visita técnica

Acompanhados pelas professoras Karine Stecca Garcia Dalla Martha (Língua Inglesa e Empreendedorismo e Ética) e Krisnanda Lima (Ciência e Biologia), alunos do 8º Ano e 9º Ano, da unidade SESI-SENAI de Cacoal, empreenderam visitação técnica às dependências ao aterro sanitário do município. A atividade contou ainda com a presença de funcionários da MFM Soluções Ambientais.

 

O aterro sanitário abriga hoje cerca de 500 mil toneladas de lixo nas suas células de resíduos recolhidos de Cacoal e mais 16 cidades do entorno do município, tendo sido inaugurado há apenas 8 anos.

 

De acordo com as docentes, a visita teve como objetivo trabalhar a disciplina de empreendedorismo, compreender os processos de degradação dos resíduos sólidos para avaliar as tecnologias de tratamento dos resíduos, relacionar o crescimento urbano ao aumento do consumo e produção de lixo, analisar e refletir sobre as práticas de consumo e descarte de resíduos baseados em cooperação, respeito às pessoas e ao meio ambiente.

 

No ponto de vista da professora Karine, “a atividade é de suma importância, pois, além de fortificar os ensinamentos do aprendizado, temos também como meta conscientizar os alunos e transformá-los em parceiros importantes na luta pela preservação da natureza”, disse.

 

Já a professora Krisnanda afirmou que a visita técnica contribuiu o aprofundamento e vivência dos conceitos aprendidos em ciências sobre como deve ser realizado o tratamento correto do lixo de uma cidade. Os estudantes conferiram em campo como funciona desde a chegada do lixo ao aterro até a compactação dos resíduos pela máquina esteira. Também aprenderam sobre o dia-a-dia dos trabalhadores da cooperativa e suas dificuldades, as células de resíduos, as camadas de lixo, a destinação dos gases, a drenagem dos líquidos e lagoas de tratamento do chorume”, explicou.

 

Krisnanda acrescentou que a visita não serve apenas para adquirir conhecimento, mas para proporcionar momentos de reflexão dos impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente. Além de valorizar o aprendizado, os alunos ficam muito interessados durante as explanações.

 

“O futuro do planeta está nas mãos de nossas crianças e adolescentes e por isso estamos compromissados em fazer uma boa estrutura educacional, voltada para o meio ambiente e que trabalhe, desde já, as consequências de nossas ações diárias e a importância de cuidar do que está no nosso alcance”, pontuou a docente.

 

Segundo a coordenadora de Educação da unidade SESI-SENAI de Cacoal, Rosiani Módolo, estar em contato com a prática facilita o processo de ensino/ aprendizagem dos estudantes, o aprender vai além das quatro paredes da sala de aula, o ensinar necessita fazer sentido e ter significado para a vida dos estudantes. A metodologia SESI proporciona o fazer e experimentar, por meio de atividades práticas desenvolvidas pela equipe docente, tendo como norte o sistema estruturado de ensino SESI.

 

O gerente Rodolfo Lentz parabenizou as professoras que pensaram e desenvolveram o projeto juntamente com os alunos, que ao participar da atividade compreenderam o grau de importância de um aterro sanitário para a sociedade e para a saúde pública, uma vez que ajudam a solucionar parte dos problemas causados pelo excesso de lixo gerado. 


Mais notícias

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim

SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem